Terça, 29 de Setembro de 2020 18:20
99 3199-1120
Tecnologia FALHA NA INTERNET

DNS do Google falha e afeta parte da internet brasileira

O problema também afetou sites com terminação "com.br" por conta da execução de uma chave que foi utilizada de forma indevida para assinaturas de zonas de segundo nível "br".

03/08/2020 21h55 Atualizada há 2 meses
65.486
Por: Willamy Figueira
Usuários reclamaram nesta segunda-feira (03), dificuldades para abrir alguns sites (Foto: Divulgação)
Usuários reclamaram nesta segunda-feira (03), dificuldades para abrir alguns sites (Foto: Divulgação)

Teve problemas com sua internet nesta segunda-feira (3)? Você não está sozinho. Muitos usuários brasileiros estão relatando dificuldades para acessar vários sites como resultado de um problema no DNS do Google, utilizado por muitos para conectar-se à rede, mesmo que sequer estejam cientes disso.

O serviço de DNS é um grande "catálogo" de endereços da web, permitindo que você, por exemplo, digite "olhardigital.com.br" na barra do seu navegador e encontre esta página que está lendo neste momento. Quando esse serviço fica instável, usuários passam a ter dificuldade em acessar sites, ou então alguns elementos específicos de uma página podem quebrar.

Isso não significa que os sites saíram do ar. Eles só estão inacessíveis pelo seu computador ou celular. Neste caso, só há duas soluções: esperar a recuperação do serviço ou então alterar a configuração de DNS do seu computador para outro que esteja funcional.

Existem várias alternativas grátis de DNS, embora seja recomendável tomar algum cuidado com elas por questões de privacidade. Uma das opções mais populares é o DNS da CloudFlare, que é famoso pelo endereço fácil de lembrar: 1.1.1.1.

Para trocar o DNS no seu Windows 10, basta abrir o "Painel de Controle", entrar em "Rede e Internet", acessar "Conexões de Rede" e clicar com o botão direito sobre o seu adaptador de rede (pode ser o seu modem de internet Wi-Fi ou sua porta Ethernet para quem usa cabo de rede). Selecione "Propriedades" e, na janela que abrir, clique em "Protocolo IP Versão 4 (TCP/IPv4)". Agora, basta selecionar "Usar os seguintes endereços de servidor DNS" e digitar o número do IP desejado. No caso da CloudFlare, basta digitar "1.1.1.1" no campo de "Servidor DNS preferencial" e dar "OK" para confirmar.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.