Terça, 29 de Setembro de 2020 07:06
99 3199-1120
Destaque MEDICAMENTOS

Maranhão já recebeu 98 mil comprimidos de Cloroquina do Ministério da Saúde

Os dados foram fornecidos pelo Ministério da Saúde, que demonstra mapas do fornecimento dos insumos estratégicos de todos os estados que vai desde comprimidos de Cloroquina, testes rápidos, vacinas, EPIS e leitos de UTI.

19/05/2020 11h45 Atualizada há 4 meses
92.692
Por: Willamy Figueira
Maranhão ja recebeu 98 mil comprimidos de Cloroquina do MS (Foto: Divulgação)
Maranhão ja recebeu 98 mil comprimidos de Cloroquina do MS (Foto: Divulgação)

O governo do Maranhão até a data de 08 de maio de 2020, já recebeu do Ministério da Saúde, cerca de 98 mil comprimidos de Cloroquina para o tratamento de pacientes maranhenses com o novo Coronavírus.

Os dados estão disponíveis no portal do Ministério da Saúde https://covid-insumos.saude.gov.br/paineis/insumos/painel.php que demonstra em um painel de leitos de UTI e insumos, através de mapa de todos os estados com o fornecimento detalhado. Mesmo o governo do Maranhão recebendo toda essa quantidade de comprimidos de Cloroquina do Ministério da Saúde, apenas no início de maio, foi que a Secretaria de Estado da Saúde (SES), autorizou através de um protocolo do Comitê Científico de Prevenção e Combate ao Coronavírus no Maranhão, criado para auxiliar o Governo na tomada de decisões sobre as ações de enfrentamento à Covid-19, o uso da Cloroquina e Hidroxicloroquina em pacientes hospitalizados por complicações relacionadas à infecção ocasionado pelo novo Coronavírus. 

Mapa com detalhamento de cada estado que recebeu Cloroquina ou insumos do Ministério da Saúde

 

O estado ficou responsável para além de utilizar a Cloroquina em em toda rede pública estadual de saúde, a também fazer os repasses para os municípios, que também adotaram o uso dos comprimidos para auxiliar no tratamento do Covid-19. Lembrando que os municípios maranhenses, não são obrigados a adotar no tratamento do novo Coronavírus, o uso da Cloroquina, já que a Organização Mundial da Saúde (OMS) não reconhece nenhum medicamento ou vacina para a Covid-19.

Cada município maranhense, fica a critério de cada prefeitura através de protocolos das secretarias municipais de saúde, o uso da Cloroquina autorizando só em pacientes em estado crítico e moderado já internados em hospitais, quando médico e paciente concordam com o uso.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.