Google Adsense Topo
FORÇA NACIONAL

Força Nacional já está em Terra Indígena Cana Brava no Maranhão

Após o duplo homicídio na rodovia BR-226 entre as aldeias Boa Vista e El Betel, no município de Jenipapo dos Vieiras, Força Nacional fará operação por 90 dias na região.

12/12/2019 10h05
Por: Redação
19.980
Operação da Força Nacional durará 90 dias na região dos indígenas no Maranhão (Foto: Divulgação/Erisvaldo Santos)
Operação da Força Nacional durará 90 dias na região dos indígenas no Maranhão (Foto: Divulgação/Erisvaldo Santos)

A Força Nacional chegou nesta quarta-feira (11) na Terra Indígena Cana Brava, onde dois índios da etnia Guajajara morreram e outros dois ficaram feridos em um atentado no sábado (7) na BR-226.

As tropas chegaram por volta das 18h. Segundo o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a medida tem como objetivo garantir a integridade física e moral dos povos indígenas, dos servidores da Fundação Nacional do Índio (Funai) e dos não índios. A Força Nacional também irá contribuir com as ações da Polícia Federal e atuar na fiscalização da BR-226.

A operação da Força Nacional deve durar 90 dias, mas pode ser prorrogada. Enquanto as tropas não chegavam na região, equipes da Polícia Militar faziam o policiamento para garantir a segurança e integridade dos indígenas.

O atentado que deixou morto dois caciques e feriu outros dois índios ocorreu entre as aldeias Boa Vista e El Betel, no município de Jenipapo dos Vieiras, a 506 km de São Luís. Um dos feridos contou que foi surpreendido por um veículo de cor branca que disparou diversas vezes contra a moto onde ele e um dos mortos estavam.

Por quase dois dias, três pontos da BR-226, na entre as aldeias Boa Vista e El Betel, localizado entre os municípios de Barra do Corda e Grajaú, ficaram bloqueados pelos indígenas que protestavam pelo atentado. O só foi totalmente liberado no final da tarde deste domingo (8).

Nenhumcomentário
500 caracteres restantes.
Seu nome
Cidade e estado
E-mail
Comentar
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou com palavras ofensivas.
Mostrar mais comentários
Imperatriz - MA
Atualizado às 12h54
26°
Pancada de chuva Máxima: 31° - Mínima: 21°
28°

Sensação

7.4 km/h

Vento

93.3%

Umidade

Fonte: Climatempo
Adsense Sessão Política
Municípios
Banner Sessão Esportes
Últimas notícias
Banner Sessão Entretenimento
Mais lidas
Banner Sessão Saúde
Adsense lateral interna posição 5