25°

Nuvens esparsas

São Luís - MA

Geral Maranhão

Expansão do atendimento em Nefrologia no Maranhão beneficia pacientes renais crônicos

O Dia Mundial do Rim foi lembrado no Centro de Hemodiálise em São Luís, onde os pacientes foram recebidos com um café da manhã balanceado.

11/03/2022 às 16h51
Por: Redação Lnove Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
(Governo do Estado investe em descentralização do serviço de diálise no Maranhão. (Foto: Ilano Lima))
(Governo do Estado investe em descentralização do serviço de diálise no Maranhão. (Foto: Ilano Lima))

Em alusão ao Dia Mundial do Rim, comemorado na quinta-feira (10), o Governo promoveu, no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM) e no Centro de Hemodiálise em São Luís, palestras sobre o tema, destacando os investimentos realizados pelo poder público estadual para a expansão do atendimento em Nefrologia no Maranhão.  

"Até 2014, tínhamos somente 100 pacientes renais crônicos atendidos em todo o Maranhão. Hoje, o número de assistidos ultrapassa os 3 mil, e muito disso se deve aos investimentos realizados ao longo destes sete anos de gestão", disse o secretário adjunto de Assistência à Saúde da SES, Carlos Vinicius Ribeiro. Até o início da gestão do governador Flávio Dino, somente o Hospital Dr. Carlos Macieira fazia o atendimento e admissão de pacientes renais crônicos em todo o Maranhão, com 25 cadeiras no total.

De acordo com o diretor geral da unidade, Edilson Medeiros, a descentralização do serviço de diálise facilita a vida dos maranhenses. “Agora, as pessoas não precisam mais se deslocar grandes distâncias para poder dar seguimento ao tratamento. Dessa maneira, a aproximação dos pontos de atendimento também resulta em impactos no quadro de saúde dos assistidos, uma vez que reduz as complicações de saúde, aumentando a qualidade e sobrevida deles”, destacou. 

Com três sessões de diálise por semana, Nilcinete dos Santos, de 47 anos, recebe assistência renal há cinco anos. Ela conta que, no hospital, encontrou uma segunda família. “Aqui eu conquistei uma nova família. Todos me tratam muito bem, tanto que quando venho para as sessões, eu saio daqui me sentindo melhor também por causa da forma como sou cuidada”, compartilhou.

Além do Hospital Dr. Carlos Macieira, atualmente os serviços estão localizados no Hospital Geral da Vila Luizão, no Centro de Hemodiálise São Luís, no Hospital Regional de Chapadinha, além de serviços nas cidades de Bacabal, Caxias, Açailândia, Pinheiro e Balsas. A gestão estadual também estabeleceu uma pactuação com o município de Floriano, no Piauí.

O Dia Mundial do Rim foi lembrado também no Centro de Hemodiálise em São Luís, onde os pacientes foram recebidos com um café da manhã, com cardápio balanceado e elaborado pelo setor de nutrição da unidade. As palestras foram proferidas por médico, nutricionista, assistente social e psicólogo da unidade.

“A campanha deste ano, no Dia Mundial do Rim, tem como tema a ‘Saúde dos Rins para Todos: Educando sobre a Doença Renal’. Nessa campanha temos como proposta ações de prevenção, orientações e conteúdos educativos”, reforçou a diretora geral do Centro de Hemodiálise de São Luís, Patrícia Ferreira. 

Desde 2019, Luiz Gonzaga dos Santos Silva realiza sessões de hemodiálise no Centro. Para o aposentado, além da lembrança da data, o Dia Mundial do Rim é um momento de reflexão. “É um tratamento super importante porque é o que nos faz viver. Aqui não tenho nada o que reclamar, absolutamente nada. Venho na van da Travessia do Governo, me buscam em casa e depois me deixam. Aqui sou bem tratado, só tenho a agradecer por todo esse amparo e me proporcionar saúde e uma vida melhor”, ressaltou o morador da Cidade Operária. 

O paciente Nicolau Sousa do Nascimento também fez questão de agradecer por, todos os dias, ser tão bem recebido na unidade. “Uma beleza! Tem que comemorar mesmo porque Deus nos dá essa oportunidade. Foi um café saboroso”, contou o aposentado, que desde 2011 precisa passar por sessões de hemodiálise.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Luís - MA Atualizado às 04h40 - Fonte: ClimaTempo
25°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 29°

Sáb 30°C 23°C
Dom 29°C 24°C
Seg 29°C 24°C
Ter 29°C 23°C
Qua 29°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete