25°

Nuvens esparsas

São Luís - MA

Geral Maranhão

Região Metropolitana: Governo mantém ritmo intenso em obras de mobilidade urbana

O governador Flávio Dino irá entregar, neste sábado (12), às 17h, a Estrada da Vitória. A via vai garantir nova opção de tráfego entre a Avenida Go...

11/03/2022 às 12h40
Por: Redação Lnove Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

O Governo do Maranhão avança com mais uma obra para garantir maior mobilidade urbana na Região Metropolitana, por meio da Agência Executiva Metropolitana (AGEM). O governador Flávio Dino irá entregar, neste sábado (12), às 17h, a Estrada da Vitória. A via vai garantir nova opção de tráfego entre a Avenida Governador Luís Rocha/Avenida dos Franceses e Rua Oito de Janeiro, que dá acesso para as avenidas Daniel de La Touche e João Pessoa (João Paulo). 

A obra, dividida em três trechos, recebeu serviços de drenagem superficial, com meio-fio e sarjetas, colocação de canaletas, conformação da plataforma, pavimentação asfáltica, além de construção de muro de arrimo e alargamento em alguns trechos. Foi, ainda, implantada sinalização horizontal e construção de calçadas. Foram recuperados, aproximadamente, 1,5 quilômetros de comprimento e seis metros de largura. O investimento feito pelo Governo do Estado foi de R$ 758.342,02.

“Com a nova Estrada da Vitória, moradores e quem circula pela região terão melhores condições de mobilidade e acessibilidade, bem como haverá maior facilidade para circulação de bens de consumo e prestação de serviços”, explica o presidente da AGEM, Lívio Jonas Mendonça Corrêa.

Para a entrega da Estrada da Vitória, haverá concentração no Calçadão Cultural do João Paulo, em frente à sede da Turma de Mangueira, de onde sairá uma comitiva comandada pelo governador Flávio Dino em direção a uma das transversais da Rua 5 de Janeiro, local em que será descerrada a placa.

Outros investimentos

O Governo do Maranhão segue com investimentos em obras que ocorrem simultaneamente no esforço de desenvolver a Região Metropolitana de São Luís. Estão em andamento as obras da Estrada e Ponte do Vinhais Velho. Na Estrada, estão sendo realizados serviços para pavimentação, meios-fios, sarjeta e calçadas com rampas de acessibilidade de 1,20 metros de largura. Também foi realizado serviço de drenagem. Na ponte, que tem 15 metros de extensão e 12 de largura, foi garantida a acessibilidade de pedestre e veículos em ambos os lados.

Na Estrada de Santana, que fica na Vila da Mata, em São José de Ribamar, ocorre a restauração das vias com foco na intersecção das ruas da Estrada da Mata e dos Agricultores, além de trecho da Avenida de Santana. Os serviços incluem drenagem, meio-fio, sarjeta e pavimentação.

Na Região do Centro Histórico, o Governo do Estado constrói a Praça da Praia Grande. No espaço, localizado entre o Terminal Integração e a Rampa Campos Melo, haverá um píer fixo, academia ao ar livre, playground, quiosque com banheiros, além de iluminação adequada, paisagismo e pavimentação. 

Na região do Anel Viário, acontece a obra do Entreposto Pesqueiro. Os serviços incluem drenagem, fundações e superestrutura em concreto armado, pavimentação, vedações, pisos e revestimentos, cobertura em estrutura metálica, instalações hidráulicas, sanitárias e elétricas, reservatório de água, sistema de combate a incêndio, para-raios, pintura, paisagismo e estacionamento, além de espaço para administração e banheiros.

Nas áreas de esporte e lazer, o Estado possui obras de Areninhas Metropolitanas que irão beneficiar as cidades de Rosário, Icatu, Presidente Juscelino, Raposa e Cachoeira Grande. As Areninhas são campos de futebol society, compostos por campo com cobertura de grama, arquibancada, alambrado com altura de 4 metros, além de iluminação específica para esse tipo de espaço.

Ocorrem, ainda, as obras do Estádio Guioberto Alves, no Fumacê; da Praça Residencial Canaã, no Cohatrac III; do Monumento Arrastão, na Avenida Litorânea; e da Área recreativa da Casa de Apoio Ninar, Ponta d’Areia, que será um parque sensorial para desenvolvimento de atividades que envolvam as funções auditivas, táteis e de equilíbrio.

Avenida Jerônimo de Albuquerque

Com investimentos de mais de R$ 8 milhões, a ampliação da Avenida Jerônimo de Albuquerque, no Angelim, foi um dos grandes êxitos na melhoria da mobilidade urbana de São Luís e, consequentemente, na qualidade de vida dos moradores da Ilha.

A intervenção, que foi realizada em 3 etapas, trouxe maior viabilidade executiva nesta que é uma das vias de maior fluxo de São Luís, e contou com mais de 2 km de pavimentação asfáltica nova, drenagem profunda e superficial, muro de contenção, adequação dos postes elétricos e canteiro central, calçadas de concreto com acessibilidades e sinalização.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Luís - MA Atualizado às 03h59 - Fonte: ClimaTempo
25°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 29°

Sáb 30°C 23°C
Dom 29°C 24°C
Seg 29°C 24°C
Ter 29°C 23°C
Qua 29°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete