25°

Nuvens esparsas

São Luís - MA

Geral Maranhão

Seduc promove formação para gestores e entrega material pedagógico a escolas indígenas

A Secretaria de Estado da Educação promoveu, na terça-feira (8), formação em Gestão Educacional e Escolar para diretores indígenas.

09/03/2022 às 11h10
Por: Redação Lnove Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) promoveu, na terça-feira (8), formação em Gestão Educacional e Escolar para diretores indígenas. Na ocasião, a Secretaria fez a entrega simbólica de um documento aos caciques e gestores para o recebimento de material pedagógico nas aldeias. Participaram do encontro formativo, caciques e gestores de escolas indígenas Guajajara, localizadas dos municípios de Arame e Buriticupu. Eles receberam orientações a respeito do calendário escolar, Censo Escolar e escrituração escolar, considerando a recém designação dos diretores indígenas promovida pelo Governo do Estado.

Os secretários adjuntos da Seduc, André Bello e Nádya Dutra, representaram o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, no encontro. Eles ressaltaram o diálogo do Governo do Maranhão com os povos indígenas, que resultou em importantes conquistas como o reconhecimento das escolas, designação de gestores e escolares, reformas, construções e a reativação do Conselho Escolar Indígena. 

“O governador Flávio Dino e o secretário Felipe Camarão sempre trabalharam para fortalecer a Educação Indígena. Esse momento é importante para reafirmar esse compromisso com os povos indígenas, sempre priorizando o diálogo e a eficiência”, enfatizou André Bello.

“Vamos seguir avançando, seja na área da formação, infraestrutura ou na discussão da política educacional para os povos indígenas. Acabamos de receber livros para a educação indígena e iremos submeter à apreciação dos professores, para que vejam se dialoga com a realidade das comunidades e, caso optem pelo material, teremos unidades para distribuição. Portanto, este é um momento importante para educação indígena”, arrematou Nádya Dutra. 

O cacique Daniel Souza Guajajara, da Aldeia Abraão, no município de Arame, ressaltou as conquistas para a Educação Indígena, promovidas pela atual gestão do Governo do Estado.

“Para nós, é um privilégio, pois é a primeira vez que temos oportunidade, em outros governos não tivemos essa oportunidade. Uma conquista nossa também, através do governador, foi essa portaria dos diretores que agora saiu. Graças a Deus é mais uma conquista que vai nos ajudar a melhorar a educação indígena”, afirmou o cacique. 

De acordo com Daniel Souza Guajajara, tendo um representante indígena como diretor, os alunos, as comunidades, pais de alunos vão se sentir mais tranquilos. “Esta formação é muito importante porque as pessoas que assumiram ainda não tiveram essa capacitação, mas com essa oportunidade que nós estamos tendo é muito importe para nós”, afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Luís - MA Atualizado às 03h38 - Fonte: ClimaTempo
25°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 29°

Sáb 30°C 23°C
Dom 29°C 24°C
Seg 29°C 24°C
Ter 29°C 23°C
Qua 29°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete