25°

Nuvens esparsas

São Luís - MA

Geral Maranhão

Lançamento de políticas públicas marcam Dia Internacional da Mulher

Evento promovido na Casa da Mulher Brasileira teve como objetivo celebrar avanços nas políticas para o segmento, alinhar mudanças em benefício das ...

08/03/2022 às 15h51
Por: Redação Lnove Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
(Foto: Brunno Carvalho)
(Foto: Brunno Carvalho)

Hoje, dia 8, é celebrado o Dia Internacional da Mulher e para marcar a data, foi realizada uma programação especial na Casa da Mulher Brasileira, no bairro Jaracati. O evento teve como objetivo celebrar avanços nas políticas para o segmento, alinhar mudanças em benefício das mulheres e enaltecer o trabalho em rede realizado na instituição.    

Durante o evento foi inaugurada a nova sala do plantão da Delegacia da Mulher e firmados quatro termos de cooperação técnica entre a Casa da Mulher Brasileira e as secretarias de Estado da Saúde (SES) e da Educação (Seduc). Os termos agregam melhorias às políticas públicas de combate e prevenção à violência doméstica e familiar.  

“A data é esse marco, de luta pela igualdade de direitos, salarial e lembrando que a mulher tem tripla jornada de trabalho, é essa a realidade. Precisamos visibilizar o problema para enfrentar. Na Casa da Mulher Brasileira temos criado cada vez mais espaços de atendimento às mulheres para que possam sair do ciclo de violência, terem sua autonomia e poder determinar os rumos de suas vidas”, pontuou a diretora da Casa da Mulher Brasileira, Susan Lucena.  

O titular da SES, Carlos Lula frisou o dia especial para lembrar “a importância a mulher, celebrar e relembrar a luta histórica por mais direitos, igualdade e as conquistas. Hoje, estamos combatendo as consequências da violência, ofertando a cirurgia prática reparadora no Sistema Único de Saúde, uma reivindicação antiga das mulheres”.   

Os novos serviços oferecidos na instituição são o atendimento psicossocial em um espaço mais especializado, na Delegacia da Mulher com cabines específicas e possibilitando maior privacidade; e a oferta de cirurgia estética reparadora, em caso de mulheres que sofreram violência com lesão corporal grave ou tentativa de feminicídio; trabalhos de prevenção nas escolas; e oferta de cursos de capacitação pelo Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA).   

A delegada de Polícia Civil e coordenadora das Delegacias da Mulher, Kazumi Tanaka, destacou as novas conquistas da rede de atendimento às mulheres. “Temos agora este importante complexo e o adequado acolhimento e atendimento individualizado, com mais privacidade. Sabemos que, a maior parte das que buscam esse apoio, sofreram a violência de pessoas com quem convive, conhece e às vezes, da própria família. Garante mais humanidade e acolhimento mais adequado”, explicou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Luís - MA Atualizado às 04h40 - Fonte: ClimaTempo
25°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 29°

Sáb 30°C 23°C
Dom 29°C 24°C
Seg 29°C 24°C
Ter 29°C 23°C
Qua 29°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete