25°

Nuvens esparsas

São Luís - MA

Geral Maranhão

Projeto Formando e Cozinhando forma sua primeira turma de alunos

A turma foi formada por 25 alunos, com idades a partir de 21 anos, sendo oriundos de escolas públicas, com ou sem curso técnico.

08/03/2022 às 12h55
Por: Redação Lnove Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

A cerimônia formação da primeira turma do projeto social Formando e Cozinhando foi realizada na tarde de segunda-feira (7), em São Luís. A inciativa foi promovida pelo Governo do Maranhão, por meio da das Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), de Governo (Segov) e da Cultura (Secma), pela Lei de Incentivo à Cultura.

As aulas tiveram início em setembro de 2021, com duração de três meses, buscando trazer melhor capacitação e emprego para o mercado de trabalho para as comunidades mais vulneráveis. A turma foi formada por 25 alunos, com idades a partir de 21 anos, sendo oriundos de escolas públicas, com ou sem curso técnico. Além disso, os beneficiários do projeto foram contemplados com uma bolsa de R$ 500,00 e com um certificado de qualificação profissional na área da gastronomia.

O Formando e Cozinhando trouxe diversos chefs renomados para ministrarem as aulas no Instituto Estadual de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) Gastronomia. Entre os ministrantes, Paola Carosella (empresária, escritora e ex-jurada do MasterChef Brasil), Aline Guedes (ex-mestre do Sabor e The Taste Brasil), e Rafael Gomes (vencedor do MasterChef Brasil Profissional 2018), assim como inúmeros outros profissionais ilustres da gastronomia. 

O governador Flávio Dino esteve presente na ocasião e declarou, com grande alegria, seu orgulho pela iniciativa. “Hoje certificamos 25 futuros chefs e profissionais da gastronomia, e faremos ainda mais turmas de capacitação neste âmbito, para ajudar nesse momento tão delicado a comunidade que mais precisa”, afirmou.

A secretária de Estado do Desenvolvimento Social, Larissa Abdalla, também pontuou sobre a relevância do projeto no cenário atual. “Estamos diante de pessoas que foram capacitaras com 56h de aulas teóricas e 93h de aulas práticas, ministradas por 24 chefs de cozinha. Agora, eles estão aptos a desempenhar essa função. Essa é mais uma iniciativa histórica e de inclusão socioprodutiva da Sedes”, disse.

Um dos alunos presentes, Patrick Sales, descreveu sua gratidão pelo projeto e seus frutos. “Vim em busca de minha certificação para poder construir meu caminho na gastronomia. Vou levar muita coisa que aprendi aqui no Formando e Cozinhando. Agora, consegui uma vaga de estágio no restaurante Arturito, da Paolla Carosella; vou passar 1 mês lá e isso vai me trazer muita experiência, vai ser ótimo para meu início profissional, tudo isso graças ao projeto”, afirmou o formando.

Logo após a entrega dos certificados, o governante e a secretária da Sedes assinaram o termo de compromisso para a realização de mais uma edição do Formando e Cozinhando que acontecerá na Cozinha Comunitária do Bequimão.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Luís - MA Atualizado às 03h18 - Fonte: ClimaTempo
25°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 29°

Sáb 30°C 23°C
Dom 29°C 24°C
Seg 29°C 24°C
Ter 29°C 23°C
Qua 29°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete