25°

Nuvens esparsas

São Luís - MA

Geral Maranhão

Casa da Mulher Maranhense reforça ações na Região Tocantina

Na semana do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a unidade representa um importante instrumento de apoio e proteção.

08/03/2022 às 10h30
Por: Redação Lnove Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

O Governo do Estado consolidou e reforçou a rede de equipamentos de proteção à mulher com a implantação da Casa da Mulher Maranhense, em agosto de 2020. Localizada em Imperatriz, a instituição atende mulheres vítimas de violência no município e Região Tocantina, fortalecendo as políticas públicas do Governo do Estado ao segmento. Esta é a primeira unidade construída fora da capital e realiza, em média, 400 atendimentos por mês. Na semana do Dia Internacional da Mulher, comemorado em 8 de março, a unidade representa um importante instrumento de apoio e proteção.

“Além de ser um instrumento governamental, no qual a mulher tem acolhimento e atendimento especializado, a Casa da Mulher Maranhense é também um centro de referência no combate à violência de gênero. Atendemos também com relação a consultas e orientações de onde buscar mais auxílio. O Governo do Estado trouxe essa segurança com a implantação da casa, pois, antes, não existia na região e é um instrumento muito importante, com o qual, agora, a mulher pode contar”, frisou a diretora da instituição, Simona Sâmia Azevedo.

Em sua estrutura física conta com brinquedoteca, que é um serviço de apoio às crianças das mulheres que buscam atendimento; oferta transporte para deslocamento das mulheres atendidas; possui recepção, salas de atendimento, de serviço psicossocial, espaços de acolhimento, entre outros.

“A Casa da Mulher Maranhense concretiza as políticas públicas do Governo do Estado para as mulheres e conta com uma série de serviços e atividades para estímulo da autonomia feminina. O Governo saiu na frente, a nível nacional, levando para o interior do Estado esta unidade de grande significado e eficiência para proteção à mulher”, destacou Simona Sâmia.

Atuação integrada

A Casa da Mulher Maranhense reúne uma rede de enfrentamento à violência, com vários órgãos da justiça e da assistência social, além de prestar atendimento especializado e humanizado para as mulheres da região. No conjunto de serviços, que funcionam integrados, estão apoio psicossocial, para auxiliar a mulher a superar o impacto da violência sofrida e promover o resgate de sua autoestima, autonomia e cidadania.

Integram as ações a Delegacia Especializada da Mulher, órgão da Polícia Civil que realiza ações de prevenção, proteção e investigação de crimes de violência doméstica e de gênero; Patrulha Maria da Penha, que acompanha e fiscaliza o cumprimento das medidas protetivas; Juizado Especializado da Mulher, órgão da justiça responsável por processar, julgar e executar as causas de violência doméstica e familiar contra a mulher, além de apreciar e conceder medidas protetivas de urgência.

Participam ainda, a 8ª Promotoria Especializada em Defesa da Mulher, que promove as ações penais nos crimes de violência contra as mulheres; e o o Núcleo da Defensoria Pública, para orientar juridicamente as mulheres sobre seus direitos, prestar assistência jurídica e acompanhar os processos judiciais.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Luís - MA Atualizado às 03h59 - Fonte: ClimaTempo
25°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 29°

Sáb 30°C 23°C
Dom 29°C 24°C
Seg 29°C 24°C
Ter 29°C 23°C
Qua 29°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete