26°

Muitas nuvens

São Luís - MA

Geral Maranhão

No Centro de São Luís, Governo inaugura a reforma de mais um casarão

O imóvel, participante da ação Adote um Casarão, do programa Nosso Centro, foi o quarto casarão revitalizado em parceria com a iniciativa privada.

25/02/2022 às 15h55
Por: Redação Lnove Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
(O IESTI usará o espaço para realizar seus projetos, eventos, ações, programas e pesquisas. (Foto: Divulgação))
(O IESTI usará o espaço para realizar seus projetos, eventos, ações, programas e pesquisas. (Foto: Divulgação))

O Governo do Estado do Maranhão inaugurou, na tarde da última quinta-feira (24), um casarão reformado para ser a nova sede do Instituto de Estudos Sociais e Terapias Integrativas (IESTI). O prédio, localizado na Rua da Palma, 322, foi reformado sob a coordenação pela Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid).

A solenidade de entrega contou com programação cultural e pocket shows dos artistas maranhenses Celso Borges, Rosa Reis, Josias Sobrinho, Maria Ethel, Chico Saldanha, Claudiana Cotrim, Marcos Magah, Aziz Júnior e discotecagem do DJ Lenda Brother.

O imóvel, participante da ação Adote um Casarão, do programa Nosso Centro, foi o quarto casarão revitalizado em parceria com a iniciativa privada. O objetivo do programa governamental é ocupar os imóveis públicos ociosos ou subocupados, que são de propriedade do Estado, com atividades que promovam o empreendedorismo e desenvolvimento sustentável da região central, aliado à preservação do patrimônio.

A reforma incluiu a fundação do prédio e a limpeza para a restauração da cobertura. As paredes foram recuperadas com técnicas de reboco e ganharam nova pintura. O casarão recebeu, ainda, serviços para garantir condições de segurança, conforto e acessibilidade. O IESTI usará o espaço para realizar seus projetos, eventos, ações, programas e pesquisas na área de desenvolvimento humano, econômico, organizacional e social.

O presidente do IESTI, Aziz Santos, afirmou que a ação do Governo do Estado configura uma medida essencial para a valorização do Centro Histórico da capital. “Ao mesmo tempo que promove o desenvolvimento sustentável, atraindo novos empreendimentos e negócios, dinamiza a economia, gerando receita e oportunidades na área central da cidade”, ressaltou Aziz.

De acordo com o secretário da Secid, Márcio Jerry, todas as ações do Nosso Centro tem uma dimensão participativa e de corresponsabilidade. “O resultado desse trabalho é um ganho social muito grande, pois o Governo incentiva a moradia e a circulação de pessoas no Centro, automaticamente promove a preservação do patrimônio e também dinamiza a economia gerando trabalho e renda, além de fortalecer as parcerias em prol do patrimônio cultural do nosso Estado”, destacou.

Adote um Casarão

É um programa que faz parte de uma estratégia do Nosso Centro, do Governo do Estado, executado pela Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). Tem a finalidade de fomentar o empreendedorismo e ocupar os imóveis públicos ociosos ou subocupados, de propriedade do Estado, com atividades que promovam o desenvolvimento sustentável do Centro Histórico de São Luís, aliado à preservação do patrimônio.

As adoções são feitas por meio de editais com a finalidade de identificar pessoas físicas ou jurídicas, de direito privado, com ou sem fins lucrativos, que tenham interesse em recuperar e utilizar esses casarões para uso comercial e cultural por 10 anos, renováveis por mais cinco anos.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Luís - MA Atualizado às 05h21 - Fonte: ClimaTempo
26°
Muitas nuvens

Mín. 24° Máx. 29°

Sáb 30°C 23°C
Dom 29°C 24°C
Seg 29°C 24°C
Ter 29°C 23°C
Qua 29°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete