25°

Nuvens esparsas

São Luís - MA

Geral Maranhão

Em alusão ao Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, Caps AD realiza ação em escola da capital

O objetivo é informar os estudantes sobre os perigos do consumo de drogas lícitas e ilícitas.

23/02/2022 às 16h11
Por: Redação Lnove Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Como parte das ações em alusão ao Dia Nacional de Combate às Drogas e ao Alcoolismo, lembrado no último dia 20 de fevereiro, o Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPS AD Estadual), equipamento da Secretaria de Estado da Saúde, está realizando palestras educativas dentro das escolas da capital. O objetivo é informar os estudantes sobre os perigos do consumo de drogas lícitas e ilícitas. Nesta quarta-feira (23), a unidade que recebeu a ação foi a Escola Modelo Benedito Leite.   

De acordo com o diretor do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa, essas atividades começaram a ser realizadas dentro das escolas desde o ano de 2020 e, com a pandemia, elas passaram a ser feitas de forma on-line. Agora, com a volta das aulas presenciais, as equipes retornam às escolas, visto a necessidade de atividades de prevenção ao uso de drogas. 

“Nos últimos anos, foi identificado um aumento de 17% entre os jovens de 14 a 17 anos no consumo de drogas, principalmente do tabaco, cigarros eletrônicos e do álcool, potencializado, provavelmente, pelos mesmos motivos que provocaram um aumento de 30% na população adulta, por conta da pandemia, desemprego, medo de morrer, entre outras. Então, há uma necessidade maior dos serviços estarem dentro desses locais fazendo ações de prevenção”, explicou o diretor Marcelo Costa.  

Além da palestra sobre os perigos do álcool e das drogas, também foram oferecidos para os alunos do terceiro ano, testes rápidos de HIV, Hepatite A, B e C, Sífilis e Covid-19. 

Para o delegado titular da Delegacia de Costumes, Joviano Furtado, a prevenção deve começar desde cedo e o ambiente escolar é um local propício para estas atividades. “Nosso objetivo é conscientizar esses alunos que o uso das drogas só traz malefícios nos mais diversos aspectos, inclusive contribuído para a violência, quer sejam as drogas lícitas ou as drogas ilícitas”, afirmou o delegado.  

Os estudantes aprovaram a iniciativa. “Essa ação é muito importante, porque a droga acaba com o futuro dos adolescentes, causando brigas dentro de casa e influenciando diretamente os alunos na escola”, disse a estudante Renata Seguins Silva, de 15 anos, estudante do primeiro ano do ensino médio.

A gestora geral da Escola Modelo Benedito Leite, Edlene Batalha, também destacou a importância da ação. “A sociedade precisa de trabalhos dessa natureza, que orientem e previnam os jovens para os perigos que eles têm todos os dias no entorno de suas casas e no caminho da escola”, pontuou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Luís - MA Atualizado às 03h59 - Fonte: ClimaTempo
25°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 29°

Sáb 30°C 23°C
Dom 29°C 24°C
Seg 29°C 24°C
Ter 29°C 23°C
Qua 29°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete