25°

Nuvens esparsas

São Luís - MA

Geral Maranhão

Governo do Maranhão e Missão da França conhecem atividades produtivas em Araioses

Comitiva propôs a valorização da agricultura familiar local e integração ao turismo sustentável da Rota das Emoções.

23/02/2022 às 10h31
Por: Redação Lnove Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Uma equipe do Governo do Estado, coordenada pelo secretário de Estado da Agricultura Familiar, Rodrigo Lago, esteve, na terça-feira (22), no município de Araioses, com representantes da Embaixada da França no Brasil e com representantes do Consórcio Nordeste, para propor um plano de valorização da agricultura familiar local e integração com o turismo sustentável, que abrange municípios da Rota das Emoções.

No município da região do Delta do Rio Parnaíba, a comitiva realizou uma visita ao povoado Torto para conhecer as ações da Cadeia Extrativista do Caranguejo-uçá. Na ocasião, o secretário Rodrigo Lago assinou a ordem de serviço para a construção da agroindústria (entreposto) do caranguejo, um investimento de mais de R$ 1 milhão que vai beneficiar toda a comunidade. 

“Aqui no povoado Torto, nas Ilhas Canárias, encontramos um cenário paradisíaco que vai servir de espaço para a construção deste entreposto e, assim, vamos garantir apoio aos catadores e à pesca artesanal local, uma das políticas públicas consideradas como prioritárias do Governo Flávio Dino”, afirmou Rodrigo Lago. 

Também como parte das ações de apoio à agricultura familiar em Araioses, a equipe da Secretaria de Estado da Agricultura Familiar (SAF) promoveu a entrega de 30 Kits Feira para o município, no intuito de dinamizar a comercialização da agricultura familiar, além da visitar as obras do Mercado Municipal, que será entregue em breve para a população.

Para o representante da associação comunitária do Torto, Leandro Santos, a vinda das equipes causou entusiasmo na população do povoado. “Foi uma reunião bastante satisfatória, que serviu para fortalecer a nossa luta e estreitar o diálogo com parceiros tão importantes, além de aumentar a nossa visibilidade para outros países. Vai aumentar, também, a geração de renda e a qualidade de vida das pessoas envolvidas no projeto”, explicou o líder comunitário.

Presente na comitiva, o cônsul-geral da França em Recife, Hogues Fantou, destacou os principais pontos da missão. 

“A visita aqui em Araioses, assim como toda a missão realizada na Rota das Emoções, pelos estados do Ceará, Piauí e, agora, Maranhão, desde o último dia 15, integra os esforços de cooperação com os governantes e Consórcio Nordeste, estreitando essa relação privilegiada com uma região tão importante, que compartilha dos mesmos valores defendidos pela diplomacia francesa, como o compromisso com o desenvolvimento sustentável, combate à desigualdade, fortalecimento da agricultura familiar e efetivação de um turismo sustentável”.

A agenda contou ainda com a presença da prefeita de Araioses, Luciana Trinta; do secretário adjunto da SAF, Ronaldo Chaves; da assessora especial de Governo, Loroana Santana; do presidente da Câmara, o vereador Luisão; representantes do Governo do Ceará, do Piauí, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e do Consulado Geral da França.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Luís - MA Atualizado às 04h20 - Fonte: ClimaTempo
25°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 29°

Sáb 30°C 23°C
Dom 29°C 24°C
Seg 29°C 24°C
Ter 29°C 23°C
Qua 29°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete