25°

Nuvens esparsas

São Luís - MA

Geral Maranhão

Sistema SAF leva ações para incentivar a agricultura familiar em Rosário, São Luís Gonzaga e Itapecuru-Mirim

A agenda iniciou em Rosário, onde o Sindicato dos Pescadores recebeu 30 motores de pesca artesanal.

22/02/2022 às 15h00
Por: Redação Lnove Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
(Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)

Entre os dias 18 a 20 de fevereiro, o secretário de Estado da Agricultura Familiar (SAF), Rodrigo Lago, esteve nos municípios de Rosário, São Luís Gonzaga e Itapecuru-Mirim levando muitos benefícios para a população com entregas de forrageiras, de motores para pesca artesanal, inauguração de estrada vicinal, além de vistorias de obras.

A agenda iniciou na última sexta-feira (18), no município de Rosário, onde o Sindicato dos Pescadores de Rosário recebeu 30 motores de pesca artesanal.

O pescador Raimundo Silva, de 62 anos, disse que os motores vão ajudar muito o trabalho desenvolvido na pescaria. “Com a idade que eu já estou, a força já não é a mesma para ficar remando, então, com esses motores facilita muito nosso trabalho”, declarou seu Raimundo.

Ainda em Rosário, na comunidade quilombola Boa Vista, o secretário visitou as obras que estão sendo construídas na comunidade. As mulheres de lá trabalham com o extrativismo do babaçu e fabricam produtos. “É com muita alegria que estamos construindo uma agroindústria do babaçu e uma cozinha comunitária, além da perfuração de um posso para implantação de um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água para incentivar ainda mais o trabalho dessas mulheres da comunidade Boa Vista”, pontuou o secretário da SAF, Rodrigo Lago.

Durante a visita foi anunciado a aprovação dos projetos do Programa de Compras da Agricultura Familiar - Procaf Babaçu e do Procaf Quilombola, que garantem a venda da produção local. Ao todo, 17 projetos do Procaf foram aprovados em Rosário.

No sábado (19), a comitiva da SAF esteve em São Luís Gonzaga para entregar quatro forrageiras para produtores dos povoados Vale Verde, Matinha, Coheb Gavião e Sapucaia. O município também foi contemplado com recursos para a recuperação de 20 km de estradas vicinais. Além de garantir o acesso das comunidades a serviços básicos, a ação facilita o escoamento da produção agrícola e garante renda a dezenas de famílias.

Em breve, São Luís Gonzaga também terá um Restaurante Popular, iniciativa que faz parte do programa Comida na Mesa e oferece refeições completas por apenas R$ 1.

No domingo (20), foi a vez de Itapecuru-Mirim comemorar a inauguração da recuperação da estrada vicinal que liga os povoados Ciganos e Saco Dantas. Ao todo, 8 km de vias foram recuperadas, garantindo mais qualidade de vida para as famílias da região.

A agenda em Itapecuru contou com a presença do prefeito Benedito Coroba, vereadores e a comunidade.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Luís - MA Atualizado às 03h59 - Fonte: ClimaTempo
25°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 29°

Sáb 30°C 23°C
Dom 29°C 24°C
Seg 29°C 24°C
Ter 29°C 23°C
Qua 29°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete