25°

Nuvens esparsas

São Luís - MA

Geral Maranhão

Nota técnica do IMESC aborda período de defeso da lagosta vermelha, verde e pintada

No período de defeso, a pesca das espécies fica proibida do dia 1° de novembro até 30 de abril do ano subsequente.

21/01/2022 às 12h50
Por: Redação Lnove Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão

O período de defeso da lagosta estabelece as regras de ordenamento, monitoramento e controle da pesca, do transporte, do processamento, do armazenamento e da comercialização da lagosta vermelha, lagosta verde e lagosta pintada. Nesse sentido, o Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (IMESC), autarquia vinculada à Secretaria de Estado de Programas Estratégicos (SEPE), lançou, nesta sexta-feira (21), a nota técnica Período de Defeso da Lagosta 2022.

“As espécies do gênero Panulirus (lagostas vermelha, verde e pintada) são alvos de importantes pescarias em toda sua área de ocorrência. De maneira geral, as principais ameaças às lagostas do gênero são: elevado esforço de pesca, pesca indiscriminada de indivíduos com tamanho inferior ao de primeira maturação e sobrepesca de jovens, também pesca em áreas de crescimento e descumprimentos das normas de pesca”, explica o presidente do IMESC, Dionatan Carvalho. 

No período de defeso da lagosta vermelha, lagosta verde e lagosta pintada, a pesca das espécies fica proibida do dia 1° de novembro até 30 de abril do ano subsequente. Conforme portaria do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), durante o período, não são permitidos o transporte, a estocagem, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização de qualquer volume de lagosta das espécies proibidas, que não seja oriundo de estoque declarado.

O Brasil é o terceiro maior produtor de lagostas espinhosas (gênero Panulirus), atrás apenas da Austrália e Cuba. Recomenda-se o desenvolvimento de programas de educação ambiental enfocando a conservação das lagostas nativas e a conscientização das autoridades municipais e estaduais quanto à fiscalização da pesca nos períodos de defesos em toda área de distribuição das espécies.

Acesse a publicação pelo link:http://imesc.ma.gov.br/portal/Post/view/biodiversidade/511

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Luís - MA Atualizado às 03h18 - Fonte: ClimaTempo
25°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 29°

Sáb 30°C 23°C
Dom 29°C 24°C
Seg 29°C 24°C
Ter 29°C 23°C
Qua 29°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete