25°

Nuvens esparsas

São Luís - MA

Geral Maranhão

Novo sistema digital do Detran-MA entrará em plena operação no próximo dia 26

Com a migração para o novo sistema, o órgão proporcionará mais celeridade, estabilidade e um processo eletrônico mais seguro para prestar serviços.

21/01/2022 às 11h35
Por: Redação Lnove Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Foto: Reprodução/Secom Maranhão
Nova plataforma digital, o DetranNet, do Detran-MA (Foto: Divulgação)
Nova plataforma digital, o DetranNet, do Detran-MA (Foto: Divulgação)

O Departamento Estadual de Trânsito do Maranhão (Detran-MA) colocará em plena operação, no dia 26 deste mês, a sua nova plataforma digital, o DetranNet. Com a migração para o novo sistema, o órgão proporcionará mais celeridade, estabilidade e um processo eletrônico mais seguro para o cidadão, tanto em serviços digitais de autoatendimento, oferecidos no site, quanto no atendimento presencial em sua sede e nas unidades avançadas em todo o Maranhão. São 25 Postos Avançados e 15 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans). 

Com o novo sistema, o número de acessos simultâneos de usuários ao site do órgão (detran.ma.gov.br) passará de 400 para 10 mil. Nesta sexta-feira (21), os usuários já começarão a sentir os benefícios da nova plataforma.

De acordo com o diretor-geral do Detran-MA, Francisco Nagib, essa é uma grande conquista tanto dos servidores quanto da população. “O DetranNet vem para resolver os problemas de lentidão e outras dificuldades no acesso ao nosso sistema digital, que vinha causando transtornos para todos. 

Francisco Nagib explica que, com a entrada em operação da moderna plataforma, as pessoas terão mais facilidade e rapidez no acesso aos serviços do Detran-MA oferecidos pelo site e nas unidades, pois não haverá mais instabilidade no sistema. 

“Estamos muito felizes em oferecer aos cidadãos esta inovação digital que proporcionará mais agilidade, qualidade e segurança à prestação de serviços e mais comodidade aos usuários do Detran. Nossos servidores também serão beneficiados, pois poderão dar uma melhor e mais ágil resposta em serviços aos usuários”, afirma o gestor.  

Segundo o chefe da Coordenadoria de Informática do Detran-MA, Jorge Oliveira, o DetranNet foi desenvolvido em parceria por vários Detrans. “É uma ferramenta moderna que vai trazer muitos benefícios, como aumentar a capacidade do nosso Data Center e na quantidade de usuários simultâneos em nosso site. Atualmente, temos uma limitação de apenas 400 usuários e, com essa nova plataforma, passaremos para mais de 10 mil usuários simultâneos, com isso, teremos mais velocidade e estabilidade na prestação de serviços digitais e acabaremos com a insatisfação do público”, explicou. 

Veículos

Nesta primeira etapa estarão interligados à nova plataforma todos os serviços relacionados aos veículos da base do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), como mudança de propriedade, primeiro emplacamento, placa Mercosul, infrações e outros. Na segunda etapa, a ser implantada no início de abril, entrarão os serviços relacionados à Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

“Neste momento, estamos fazendo a transferência dos dados do sistema anterior para o novo. São mais de 100 milhões de registros feitos em mais de 20 anos de informações armazenadas no sistema do Estado. Com essa migração, ficaremos somente com a nova plataforma, pois não há necessidade de ficarmos operando com as duas”, explica Jorge Oliveira.

Diretor-geral do Detran-MA, Francisco Nagib (Foto: Divulgação)

Para o funcionamento do DetranNet, foram feitos investimentos em novo Data Center, equipamentos, links e outras áreas, como treinamento para toda a equipe de atendimento e demais prestadores de serviços, como os despachantes de trânsito. 

O treinamento ocorreu na terça-feira (18), de forma on-line e contou com a participação de 185 despachantes de todo o estado, bem como do presidente do Sindicato dos Despachantes do Maranhão, Antônio Carlos Martins; e da presidente da Federação Nacional dos Despachantes no Maranhão, Valdimeire Xavier. No sábado (22) e domingo (23), também por videoconferência, haverá o treinamento dos servidores da linha de frente de atendimento.

Ajustes finais

Na segunda (24) e terça-feira (25) haverá uma parada total do sistema para os ajustes finais. Nestes dois dias não haverá atendimento ao público no Detran-MA e em suas unidades avançadas para finalização da primeira etapa de implantação do sistema DetranNet. Está sendo programado também o treinamento dos demais órgãos que utilizam o sistema, como Polícia Rodoviária Federal, Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), Polícia Militar Militar do Maranhão, Polícia Civil e outros. Os funcionários das autoescolas receberão as orientações sobre o novo sistema na segunda fase de implantação.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Luís - MA Atualizado às 05h01 - Fonte: ClimaTempo
25°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 29°

Sáb 30°C 23°C
Dom 29°C 24°C
Seg 29°C 24°C
Ter 29°C 23°C
Qua 29°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete