25°

Nuvens esparsas

São Luís - MA

Destaque ENERGIA ELÉTRICA

Mesmo com reservatório de hidrelétrica cheio, maranhenses estão pagando tarifa de escassez hídrica

A cobrança tarifária feito pela Equatorial Maranhão, vai na contramão da crise hídrica, já que o reservatório da principal hidrelétrica do estado está cheio, graças as chuvas dos meses de novembro e dezembro de 2020.

19/01/2022 às 14h28 Atualizada em 19/01/2022 às 15h57
Por: Willamy Figueira
Compartilhe:
Foto Divulgação/Arquivo
Foto Divulgação/Arquivo

Os maranhenses que receberam sua conta de energia já em 2022, levaram um susto com uma cobrança um tanto que peculiar, depois do estado nos meses de novembro e em especial dezembro, sofrerem com fortes chuvas, que provocaram além de alagamentos, prejuízos, com rios chegando a níveis altos, obrigando inclusive a hHidrelétrica de Estreito - MA abrir as comportas por estarem com seus reservatórios cheios.

A cobrança criada no ano passado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), vai de setembro do ano passado até abril deste ano, gerando um custo adicional aos maranhenses da "bandeira escassez hídrica", que representa a cobrança de R$ 14,20 a cada 100 quilowatts-hora (kwh) consumidos.

Segundo o levantamento feito pelo Lnove.com, o Maranhão é auto suficiente em energia produzindo energia mais que consome, vinda da Hidrelétrica de Estreito, Complexo Eólico Delta, Complexo Termelétrico Parnaíba, Usina Termelétrica Gera Maranhão, Usina Termelétrica Porto do Itaqui,Usina Termelétrica Suzano Maranhão. Diante do potencial energético do estado maranhense, é inviável a cobrança da "tarifa escassez hídrica".

Veja o potencial energético do Maranhão:

  1. Usina Termelétrica (UTE) - Potência Máxima de Produção (2.978 MW) - Consumo (66,31%)
  2. Hidrelétrica de Estreito (UHE) - Potência Máxima de Produção (1.087 MW) - Consumo (24,20%)
  3. Parque Eólico (EOL) - Potência Máxima de Produção (426 MW) - Consumo (9,48%)
  4. Usina Solar (UFV) - Potência Máxima de Produção (0,262 MW) - Consumo (0,01%)

Essa postura da cobrança extra que os maranhenses vem pagando para a Equatorial Maranhão, criada pela ANEEL, pode até ser tecnicamente viável, mas não tem amparo legal, já que o estado tem energia de sobra e o reservatório da hidrelétrica de Estreito cheio, ou seja, cabe aos órgãos competentes do estado como o Procon, exigir que os consumidores sejam ressarcido de volta desde o início da cobrança.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Luís - MA Atualizado às 04h20 - Fonte: ClimaTempo
25°
Nuvens esparsas

Mín. 24° Máx. 29°

Sáb 30°C 23°C
Dom 29°C 24°C
Seg 29°C 24°C
Ter 29°C 23°C
Qua 29°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete