28°

Poucas nuvens

São Luís - MA

Saúde Maranhão

Secretário da Saúde abre Semana do Doador Voluntário de Sangue e destaca necessidade de aumentar o estoque no Hemomar

No evento, foi feito o lançamento da nova carteirinha do doador, importante ferramenta de incentivo à captação de doadores e controle por parte do Hemomar.

22/11/2021 às 17h15
Por: Redação Lnove Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Abertura da Semana do Doador Voluntário de Sangue (Foto: Rogério Sousa)
Abertura da Semana do Doador Voluntário de Sangue (Foto: Rogério Sousa)

A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou a abertura da Semana do Doador Voluntário de Sangue, nesta segunda-feira (22), no Centro de Hematologia e Hemoterapia (Hemomar). Com o tema “Você não doou sangue, doou amor”, a programação segue até o próximo sábado (27).  

“Precisamos voltar a doar. Todo o estoque do Hemomar está em uma situação crítica, uma situação muito parecida com o Brasil inteiro. Não conseguimos retornar ao número de doações, depois de um controle maior da pandemia. Precisamos de uma doação de 250 bolsas por dia, em média. Isso nos dá tranquilidade para continuarmos com esse regime de mutirão de cirurgias que estamos promovendo em todo o estado, hoje não chegamos a 150 pessoas por dia. Então, esse é o pedido que fazemos a todos, às famílias, às igrejas, aos grupos de colaboradores: façam esse mutirão de doação de sangue, não vamos estar salvando uma vida, mas salvando várias vidas”, pontuou o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula. 

Na abertura da Semana do Doador Voluntário de Sangue foi feito o lançamento da nova carteirinha do doador, importante ferramenta de incentivo à captação de doadores e controle por parte do Hemomar. Houve também apresentação do Grupo Hemosom, formado por colaboradores do hemocentro que levaram música e alegria, e um bolo em comemoração à abertura da campanha. 

Segundo o diretor administrativo da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), Will Mesquita, a Semana possui dois objetivos: conscientizar e agradecer. “A gente procura primeiramente agradecer às pessoas que comparecem à central de doação do Hemomar e que conseguem compartilhar o sangue e o amor que elas têm com tantas que necessitam. Retomamos as cirurgias em toda rede estadual e precisamos dos estoques com níveis satisfatórios para atender a demanda. Então, a gente agradece e também convoca quem nunca doou para vir doar, que será bem recebido e vai compartilhar a vida”, frisou. 

Hemomar conscientiza sobre a importância da doação de sangue (Foto: Laecio Fontenele)

Quem voltou a doar depois de anos foi a atendente Ruth Ferreira Ribeiro. “Eu doava com frequência, mas por conta de viagens fiquei um tempo sem doar. Hoje voltei para ajudar um tio meu que fará uma cirurgia. A gente fica deixando para depois e acaba passando muito tempo, agora que voltei pretendo continuar”, afirmou.  

Para doar, a pessoa precisa estar saudável, ter entre 16 e 69 anos, pesar acima de 50 quilos, estar alimentada, levar um documento oficial com foto e não ingerir alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação. Quem tem 16 e 17 anos pode doar, desde que acompanhado do pai ou da mãe ou de um responsável legal, que possa assinar um documento de autorização. Foi o caso do estudante Gustavo Oliveira, de 16 anos. 

“Assim como eu, queria que alguém me ajudasse, alguém doasse caso eu necessite, eu também preciso doar para quem precisa. Mesmo jovem, eu entendo essa necessidade. Partiu de mim a decisão de doar sangue. A minha mãe é doadora, os meus pais, meus avós, meus tios e eu também queria seguir o que já faz a minha família, estou ajudando uma amiga, que a mãe dela está necessitando e estou bastante feliz”, disse.

Doadores reforçaram os estoques do Hemomar (Foto: Laecio Fontenele)

Doações

No ano de 2021, houve uma queda de 40% no número de doações. Atualmente, são feitas de 100 a 150 doações de sangue por dia. “A intenção é que consigamos conscientizar mais pessoas para a importância da doação de sangue, do quanto esse líquido precioso é importante para salvar vidas. As pessoas precisam ser doadoras voluntárias, essa é a nossa intenção, que as pessoas entendam que é um ato de amor, que as pessoas não doam só sangue, doam amor”, ressaltou a diretora geral do Hemomar, Clícia Galvão.  

O Hemomar, que compõe a rede da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e é administrado pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 18h, e aos sábados, das 7h30 às 12h.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Luís - MA Atualizado às 23h37 - Fonte: ClimaTempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 26° Máx. 32°

Ter 30°C 25°C
Qua 29°C 24°C
Qui 30°C 25°C
Sex 30°C 25°C
Sáb 32°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete