28°

Poucas nuvens

São Luís - MA

Saúde Maranhão

Governo realiza 1ª Ação em Saúde no bairro Fé em Deus

Foram oferecidos serviços como avaliação nutricional, consulta de enfermagem, testes rápidos para detecção de doenças, aferição de pressão e glicemia e consultas em clínica geral.

21/10/2021 às 17h35
Por: Redação Lnove Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Serviços de saúde foram levados ao bairro Fé em Deus (Foto: Laécio Fontenele)
Serviços de saúde foram levados ao bairro Fé em Deus (Foto: Laécio Fontenele)

Por meio da 1ª Ação em Saúde, o Governo do Maranhão levou, nesta semana, atendimentos para o Residencial Jackson Lago, no bairro da Fé em Deus. A ação aconteceu no Centro de Iniciação ao Trabalho (CIT), das 8h às 16h, com serviços como avaliação nutricional, consulta de enfermagem, testes rápidos para detecção de doenças como sífilis, hepatites e HIV/aids, aferição de pressão e glicemia e consultas em clínica geral.

O estudante Lucas Cesar Soares dos Santos, 20 anos, aproveitou a iniciativa para consultar e fazer exames. “Fiz os testes rápidos e consultei com clínico geral e nutricionista. Eles me atenderam bem e rápido. A gente estava precisando e aqui é perto de casa, ajuda muito a gente. É muito bom ver esse trabalho dentro da nossa comunidade”, disse.

A ação é fruto de uma parceria com as Secretarias de Estado da Saúde (SES), Secretaria das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Secretaria de Estado do Trabalho e da Economia Solidária (Setres) e Secretaria de Igualdade Racial (SEIR). Os serviços em saúde foram executados pela Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH).

“É uma ação diferente, envolvendo várias secretarias, com o objetivo de trazer saúde para próximo da população do Residencial Jackson Lago, que foi um condomínio entregue no Governo Flávio Dino. A ideia é usar um equipamento que promove a integração profissional e cultural da comunidade e que fica ao lado do residencial e fazer uma espécie de mesclagem de políticas públicas com diversos tipos de serviços de saúde. Sempre no sentido de atender as pessoas e, se caso precisar de um atendimento mais especializado, podermos direcionar para algumas das nossas unidades”, explicou o presidente da EMSERH, Marcos Grande.

A coordenadora pedagógica do Centro de Iniciação ao Trabalho da Fé em Deus, Karina Fonseca Muniz, elogiou a iniciativa, pois a pandemia distanciou as pessoas dos postos de saúde. “A comunidade da Fé em Deus tem mais de 50 mil famílias. Trazendo uma ação como esta para a comunidade, que não deixa de estar em vulnerabilidade social, você evita que essa população se desloque e tenha gastos com transporte. Isso dá oportunidade dessas pessoas adentrarem a rede pública de atendimento em saúde”, comentou.

Edna Maria tem 26 anos, três filhos e mora no bairro da Fé em Deus. Ela elogiou a iniciativa. “Achei bom porque é difícil para a gente ir para o posto e eu tenho três crianças que não tenho com quem deixar. Eu trouxe meu filhos no pediatra e eu consultei também”, contou.

A chefe do Departamento de Organização Social da Secid, Danielle de Andrade, agradeceu a parceria com as outras secretarias e a EMSERH. “Não é só a obra de infraestrutura, pintura; são políticas públicas dentro do residencial. E, com essas parcerias, buscamos esse atendimento. Não é fácil atualmente chegar num posto, às vezes enfrentar filas ou demora. Então essa ação foi muito especial e agradecemos esse suporte, que permite, se for necessário, encaminhar essas pessoas para um hospital ou uma unidade. Obrigada por terem abraçado nossa ideia”, frisou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Luís - MA Atualizado às 00h37 - Fonte: ClimaTempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 25° Máx. 30°

Qua 29°C 24°C
Qui 30°C 25°C
Sex 30°C 25°C
Sáb 32°C 24°C
Dom 32°C 27°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete