28°

Poucas nuvens

São Luís - MA

Direitos Humanos Maranhão

Voto popular decidirá vencedores de duas categorias do Prêmio Magno Cruz

Chegou o momento de contar com a participação popular para selecionar os vencedores de duas categorias do Prêmio Magno Cruz.

20/10/2021 às 18h25
Por: Redação Lnove Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
<em>Vídeos para votação no canal Direitos Humanos Maranhão do YouTube (Foto: Reprodução)</em>
Vídeos para votação no canal Direitos Humanos Maranhão do YouTube (Foto: Reprodução)

Após confirmação das inscrições aptas ao Prêmio Magno Cruz 2021, chegou o momento de contar com a participação popular para selecionar os vencedores de duas categorias: Juventude e Ativismo Digital e Defensores e Defensoras de Direitos Humanos.

Pela primeira vez, o Prêmio Magno Cruz vai reconhecer a atuação de jovens na defesa de Direitos Humanos, por meio das redes sociais, com a categoria Juventude e Ativismo Digital. Nessa categoria, 14 jovens com idade entre 15 e 29 anos enviaram vídeos de até dois minutos respondendo, de maneira criativa e inovadora, a pergunta “Por que sou defensor de Direitos Humanos?”. Os vídeos já estão disponíveis no canal do Youtube Direitos Humanos Maranhão, para que o público decida aqueles que merecem ganhar o prêmio no valor de R$ 7 mil. Os cinco vídeos mais curtidos até o dia 28 de outubro serão premiados.

“A ideia é mobilizar o público e os próprios autores dos vídeos para que essas mensagens de defesa dos Direitos Humanos cheguem ao maior número de pessoas, levando inspiração e mostrando como a juventude também faz parte dessa luta. Com energia e criatividade, os vídeos finalistas nos mostram como a atuação na defesa dos Direitos Humanos está no nosso cotidiano desde o que fazemos dentro de casa até o nosso bairro, nossa comunidade religiosa, nossa escola e universidade. A luta pela garantia da vida, do bem-estar social e da dignidade humana é do interesse de todos nós e está em diversos espaços sociais”, explicou Amanda Costa, presidente da Comissão Organizadora do Prêmio Magno Cruz e coordenadora adjunta do Pacto pela Paz.

A categoria de Defensores e Defensoras de Direitos Humanos tem como objetivo reconhecer e valorizar personalidades maranhenses com atuação na promoção e defesa dos Direitos Humanos. São apenas quatro candidatos, mas não será uma escolha fácil. Os finalistas são Carlos Alberto Mendes Lima, José Ribamar Cavalcante Lima, Marinaldo Soares Santos e Raimundo Moura da Luz.

Carlos Alberto Mendes Lima, carinhosamente chamado de Betinho, é ativista e militante do movimento LGBTI+ com atuação no estado do Maranhão e território nacional. É coordenador do Grupo Gayvota, membro do Fórum LGBT, conselheiro de cultura LGBT, conselheiro suplente LGBT (CELGBT), conselheiro fiscal da ABGLT.

José Ribamar Cavalcante Lima, atualmente, é o padre responsável pela Paróquia de São Benedito, no centro de Caxias/MA. Além da dedicação à vida religiosa, busca se manter presente junto aos pobres e vulneráveis, em especial à comunidade vítima de conflitos agrários e às comunidades tradicionais quilombolas.

Marinaldo Soares Santos é representante de um grupo de sete trabalhadores resgatados do trabalho escravo. É através de sua vivência e resiliência que tem se tornado uma liderança comunitária emblemática, que incansavelmente atua no enfrentamento da escravização humana no estado do Maranhão.

Raimundo Moura da Luz atua no Instituto Gotas de Esperança como professor de música e coordenador do projeto desde o seu início em 2012. Mesmo antes já realizava essa missão de resgates de crianças e adolescentes. Em 2008, começou a dar aulas de música, canto e violão. A música foi uma forma de estar próximo das crianças para tentar conduzi-las para um caminho longe das drogas, álcool, preconceito e prostituição. Hoje, 13 anos depois de iniciar essa jornada, segue firme no caminho e é testemunha de que muitas crianças e adolescentes que tiveram suas vidas transformadas.

Serão três vendedores e cada um receberá o prêmio no valor de R$ 15 mil. Para esta categoria, a votação será realizada por meio da plataforma Participa MA, no link https://portal.participa.ma.gov.br/votacao-premio-magno-cruz/. Vale destacar que os finalistas das duas categorias realizaram inscrição e atenderam aos requisitos do edital de chamamento público do Prêmio Magno Cruz 2021, que teve período de inscrições aberto durante 36 dias entre os meses de setembro e início de outubro.

O prêmio é uma realização do Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), e celebra a memória de Magno Cruz, militante maranhense reconhecido nacionalmente pela sua combativa atuação no campo dos direitos humanos e na luta do movimento negro e quilombola.

Vídeos para votação:
– Ana Thassya de Castro (https://youtu.be/Xhx1FO0oBNE)
– Bruna Amaral (https://youtu.be/gZDiEBwQLAI)
– Carlos Haide (https://youtu.be/1P3V4QvIcmI)
– Daniel Nascimento (https://youtu.be/CnNzlznQZos)
– Dom de Almeida (https://youtu.be/IiExJZP3fQc)
– Gisely Maiara (https://youtu.be/IiExJZP3fQc)
– Isabel Cristina (https://youtu.be/NSZW8-cxDSs)
– Isabella Pereira (https://youtu.be/y3w-Xs-o_Cs)
– João Pedro Leal (https://youtu.be/dly68oCNuqA)
– José Costa Netto (https://youtu.be/tFGeiYD22IU)
– José Hamilton Junior (https://youtu.be/noCPTjdJxD0)
– Kássia Juliana Vieira (https://youtu.be/lwBGlD9YDWw)
– Louyse Sousa Silva (https://youtu.be/BW2royT2C6M)
– Walef da Silva (https://www.youtube.com/watch?v=vHFFN2_lM6w)

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Luís - MA Atualizado às 23h57 - Fonte: ClimaTempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 26° Máx. 32°

Qua 29°C 24°C
Qui 30°C 25°C
Sex 30°C 25°C
Sáb 32°C 24°C
Dom °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete