28°

Poucas nuvens

São Luís - MA

Saúde Maranhão

Mais Cirurgias: Governo promove cirurgias pediátricas no Hospital Dr. Carlos Macieira

A ação beneficiou crianças com até 12 anos.

18/10/2021 às 17h20
Por: Redação Lnove Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Artur Gabriel e a avó Leia Brito. (Foto: Divulgação)
Artur Gabriel e a avó Leia Brito. (Foto: Divulgação)

Por meio do Programa Mais Cirurgias, o Governo do Estado promoveu, no último final de semana, a realização de procedimentos pediátricos no Hospital Dr. Carlos Macieira (HCM), em São Luís. A triagem para as 10 cirurgias realizadas na unidade aconteceu na sexta-feira (15). A ação beneficiou crianças com até 12 anos.

“Estamos intensificando as cirurgias eletivas nas unidades da rede estadual de saúde, a fim de atender a demanda represada por conta da pandemia. Com o cenário controlado e o avanço da vacinação no Maranhão, voltamos a investir na assistência a casos que não são de urgência, mas que ainda assim demandam nossa atenção, pois é garantia de melhoria na qualidade de vida das pessoas”, destaca o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula.

Helena Sophya Gomes Lopes, 3 anos, foi uma das crianças atendidas. Ela precisou realizar procedimento cirúrgico de hérnia inguinal, diagnosticada quando ainda tinha apenas 2 meses de idade. “Eu estava na expectativa dessa cirurgia porque vai ser um alívio para a gente, para a saúde da minha filha. Ela não pode correr muito que a hérnia incha, tem que tomar remédio pra dor. Agora tudo vai ficar bem melhor”, disse a mãe da menina, Talia Mouzinho, natural de Miranda do Norte.

As cirurgias são consideradas de pequena e média complexidade, o que não exige leito de internação. Os procedimentos foram realizados para tratar de problemas como hérnias inguinais, hérnias umbilicais, hérnias epigástricas e fimoses, que podem gerar complicações futuras se os pacientes não forem operados. Procedimentos como esses duram cerca de uma hora e, após a recuperação da anestesia, a criança já recebe alta.

O hospital é gerenciado pelo Instituto Acqua em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES). Os atendimentos cirúrgicos vão continuar nos dias 30 e 31 de outubro, como explica a cirurgiã pediátrica Liana Vaz. “A rede estadual de saúde encaminhou 60 consultas e 39 delas vieram até o hospital fazer a triagem para agendar o procedimento. Aqui, a gente avalia cada diagnóstico para saber se enquadra na patologia de cirurgia ambulatorial com alta no mesmo dia”, informou.

Outras crianças tiveram a cirurgia agendada para a próxima etapa, a exemplo do paciente Artur Gabriel, de 3 anos. Segundo a avó do menino, Leila Lima Brito, a cirurgia vai ser uma recompensa também financeira. “Eu já estava pesquisando o valor da cirurgia na rede particular, mas está fora do nosso orçamento. Graças a Deus, será um problema resolvido e recuperada a saúde do meu neto”, comemorou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Luís - MA Atualizado às 00h17 - Fonte: ClimaTempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 25° Máx. 30°

Qua 29°C 24°C
Qui 30°C 25°C
Sex 30°C 25°C
Sáb 32°C 24°C
Dom 32°C 27°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete