28°

Poucas nuvens

São Luís - MA

Direitos Humanos Maranhão

Encontros regionais fortalecem a Política de Igualdade Racial do Maranhão

Ao todo, foram realizados seis encontros, nas cidades de Pinheiro, Cururupu, Peritoró, Viana, Rosário e Itapecuru-Mirim.

15/10/2021 às 16h55
Por: Redação Lnove Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Secretário Gerson Pinheiro durante encontro realizado em Viana. ( Fotos: Divulgação)
Secretário Gerson Pinheiro durante encontro realizado em Viana. ( Fotos: Divulgação)

Por iniciativa do Governo do Maranhão, através da Secretaria de Estado da Igualdade Racial (SEIR), foram promovidos nas últimas semanas encontros regionais com gestores de igualdade racial com o objetivo de integrar as rotas quilombolas, apresentar e orientar os municípios participantes acerca das ações da secretaria e fortalecer as políticas públicas.

Durante as reuniões, foram apresentadas as ações já desenvolvidas pela SEIR, prestadas informações sobre a ampliação do programa Maranhão Quilombola e realizadas oficinas conduzidas por técnicos da secretaria, orientado os gestores sobre os processos de certificação de comunidades quilombolas e de identificação e mapeamento de terreiros.

Ao todo, foram realizados seis encontros, nas cidades de Pinheiro, Cururupu, Peritoró, Viana, Rosário e Itapecuru-Mirim. Em alguns deles, prefeitos e prefeitas também participaram, ressaltando a importância dessa ação, como é o caso da prefeita de Olinda Nova, Conceição Cutrim. “É de suma importância, pois sem essas parcerias para a realização de políticas públicas com o Governo Estadual, através da SEIR, fica tudo mais difícil. Acredito que possamos focar no fortalecimento étnico dos quilombolas, e sei que com a Rota Quilombola poderemos obter novas conquistas para as nossas comunidades”, afirmou.

Gestores que compõe a Rota Quilombola Campos e Lagos. ( Fotos: Divulgação)

Além de inserir novos municípios nas rotas quilombolas já existentes, foi criada a Rota Quilombola da Baixada Maranhense, formada por 11 cidades. Ela se junta as outras rotas: Campos e Lagos, Balaiada, Munim e Lençóis, Cocais e Médio Mearim e Litoral Ocidental.

Criadas na gestão Flávio Dino, as rotas quilombolas são caminhos que interligam as comunidades quilombolas do estado em diversos aspectos, inclusive culturalmente, conforme explica o secretário Gerson Pinheiro. “A rota quilombola no Maranhão é um patrimônio material e imaterial. Eram por esses caminhos que nossos ancestrais buscavam a cura para doenças, através da busca por plantas medicinais, a busca por rituais religiosos, trocas de mercadorias, ou seja, eram e são caminhos utilizados constantemente e que, desde o início do nosso governo, realizamos o mapeamento e estamos estruturando, com ações efetivas nos municípios participantes”, disse o gestor da SEIR.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Luís - MA Atualizado às 22h56 - Fonte: ClimaTempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 26° Máx. 32°

Ter 30°C 25°C
Qua 29°C 24°C
Qui 30°C 25°C
Sex 30°C 25°C
Sáb 32°C 24°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete