31°

Muitas nuvens

São Luís - MA

Saúde Maranhão

Governo realiza mais de 600 atendimentos com edição do Saúde na Praça no Monte Castelo

A 4ª edição do Saúde na Praça desta vez teve foco na saúde mental.

08/10/2021 às 18h15
Por: Redação Lnove Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Edição do Saúde na Praça no Monte Castelo, em São Luís (Foto: Laécio Fontenele)
Edição do Saúde na Praça no Monte Castelo, em São Luís (Foto: Laécio Fontenele)

O Governo do Estado realizou, nesta sexta-feira (8), na Praça Mestre Antônio Vieira (Monte Castelo), a 4ª edição do Saúde na Praça, desta vez com foco na saúde mental. No total, foram 637 atendimentos em diversos serviços. Realizada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), a ação contou com a parceria da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH). 

Foram oferecidos serviços de consultas psiquiátricas e atendimento psicológico, além de aferição de pressão e glicemia, testes rápidos, exame preventivo, vacinação e avaliação nutricional. Também houve triagem cirúrgica nas áreas de ginecologia, cirurgia geral e urologia. 

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, acompanhou os atendimentos. “Estamos oferecendo, através desta edição, um cuidado especial à saúde mental, investindo em serviços que ajudem a população a compreender a importância de cuidar da mente assim como se cuida do corpo. É uma atividade que também facilita o acesso a procedimentos especializados”, disse Carlos Lula. 

O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande, explica que a 4ª edição do Saúde na Praça vem com um conteúdo voltado à saúde mental, de forma a facilitar também o acesso aos serviços de saúde nessa área. 

“Nós sabemos que os últimos meses foram muito difíceis, não só para os maranhenses, mas também para todos os brasileiros. A pandemia impactou em diversas áreas e o Governo do Estado, preocupado com a saúde mental dos maranhenses, tem feito diversas ações. O Saúde na Praça vem para contribuir nesse aspecto, identificando quem precisa e, se necessário, encaminhando para um serviço referenciado”, disse Marcos Grande. 

Edição do Saúde na Praça no Monte Castelo, em São Luís (Foto: Laécio Fontenele)

A autônoma Karla Coelho Moraes levou a filha Bruna, de 5 anos, para consultar por causa de um pré-diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH). “Achei bom, até porque minha filha tá precisando. Achei bem gratificante para as pessoas que estão precisando de consultas”, disse. 

Incentivada pelo pai, a estudante Emily de Sousa Azevedo, de 15 anos, participou da ação e elogiou a iniciativa. “Tem muitas pessoas precisando, principalmente de psiquiatra e ter uma oportunidade aqui foi ótimo. Eu já havia feito tratamento psicológico e fui encaminhada ao psiquiatra. Vim porque era uma necessidade minha. A gente tem que cuidar da gente. Foi uma iniciativa ótima”, disse a estudante.

A diretora geral do Hospital Nina Rodrigues, Gabrielle Romanhol, comentou que a ação é também em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, 10 de outubro. “Essa ação acontece no nosso território, onde está localizado o hospital Nina Rodrigues e onde estão concentrados também demais os serviços de saúde mental do Estado, para que a população entendesse também que o hospital faz parte dessas atividades que podem gerar prevenção. A gente sai do Nina Rodrigues e vem até a comunidade para que eles conheçam um pouco desses serviços”, disse.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Luís - MA Atualizado às 11h59 - Fonte: ClimaTempo
31°
Muitas nuvens

Mín. 25° Máx. 32°

Sáb 32°C 24°C
Dom 32°C 24°C
Seg 31°C 25°C
Ter 31°C 25°C
Qua 33°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete