30°

Muitas nuvens

São Luís - MA

Saúde Maranhão

Governo realiza edição do Ação Resgate em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental

A ação, que aconteceu na Praça Deodoro, em São Luís, foi executada em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental.

08/10/2021 às 15h25
Por: Redação Lnove Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Ação Resgate em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental. (Fonte: Divulgação)
Ação Resgate em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental. (Fonte: Divulgação)

Saúde, cidadania e humanização. Com esses três pilares, o Governo do Estado realizou, nesta sexta-feira (8), uma edição especial do Ação Resgate. A ação, que aconteceu na Praça Deodoro, em São Luís, foi executada em alusão ao Dia Mundial da Saúde Mental, celebrado no dia 10 de outubro, e ofereceu serviços como atendimento com psicólogo, consultas clínicas, entre outros. 

“Foi a oportunidade, mais uma vez, de sairmos dos muros institucionais e tornar acessível os serviços básicos, bem como garantir àqueles que estão em situação de rua, ou dependência química, a chance de recomeçarem a vida. Como a mobilização evocou o Dia Mundial da Saúde Mental, nossa intenção foi chamar atenção para as diversas patologias, a fim de prestar uma assistência integral”, disse o coordenador do CAPS AD Estadual, Marcelo Costa.

Na ocasião, foram ofertados serviços como atendimento médico clínico, a testes rápidos para Covid-19 e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) como HIV/Aids, Sífilis, Hepatites A e B, distribuição de preservativos masculinos e femininos, atendimento com psicólogo, além do resgate de pessoas em situação de rua e dependentes químicos. Durante a edição, duas pessoas aceitaram se submeter ao tratamento.

A ação aconteceu na Praça Deodoro, em São Luís. (Fonte: Divugação)

Teodoro Soares, de 42 anos, vivia em situação de rua e aceitou a oferta de tratamento para deixar a dependência química. “É a nossa saúde em primeiro lugar. Há mais ou menos três meses, me encontro em situação de rua e hoje aceitei o convite para deixar as ruas. A minha vontade é que após isso tudo possa reconquistar a minha família e amigos”, disse. 

O caseiro Carlos Eduardo Costa, de 41 anos, estava passando pela Praça Deodoro quando viu a ação e resolveu observar mais de perto. “Para mim, a ação é nota 10. Iniciativas assim ajudam a gente a estar alerta, na prevenção contra doenças e a se atualizar sobre a condição da nossa saúde”, compartilhou. 

O Ação Resgate é executado em parceria com a Delegacia de Costumes e a Secretaria Municipal da Criança e Assistência Social (Semcas), da Prefeitura de São Luís. Da ação, participa uma equipe multiprofissional composta por farmacêutico, bioquímico, médico clínico, enfermeiro e técnico de enfermagem.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Luís - MA Atualizado às 13h41 - Fonte: ClimaTempo
30°
Muitas nuvens

Mín. 25° Máx. 32°

Sáb 32°C 24°C
Dom 32°C 24°C
Seg 31°C 25°C
Ter 31°C 25°C
Qua 32°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete