30°

Nuvens esparsas

São Luís - MA

Educação Maranhão

Gestor Wilson Chagas lança livro com a presença de convidados, familiares, amigos e estudantes da escola Maria José Aragão

Obra reúne poesias inspiradas em na trajetória de vida do educador, poeta e artista.

04/09/2021 às 12h30
Por: Redação Lnove Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Livro Cotidiano Azul reúne poesias com histórias do dia a dia do gestor escolar (Foto: Cinaldo Oliveira)
Livro Cotidiano Azul reúne poesias com histórias do dia a dia do gestor escolar (Foto: Cinaldo Oliveira)

Em noite de autógrafos com a presença de familiares e da comunidade escolar do CE Maria José Aragão, escola da rede pública estadual localizada na Cidade Operária, o poeta e gestor escolar Wilson Chagas lançou, nesta sexta-feira (3), no Espaço Cultural da Livraria AMEI (São Luís Shopping), o livro Cotidiano Azul. A obra reúne poesias inspiradas em sua trajetória de vida como educador, poeta e artista. 

O secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão, que prefaciou o livro, ressaltou que Wilson tem forte veia artística e se destaca no campo da arte-educação. “Com muita honra assino o prefácio do livro Cotidiano azul. Wilson além de um exímio educador que temos o orgulho de ter em nossa rede pública, tem uma veia artística sensacional, que transborda poesia, amor, alegria e tudo que há de mais sensível. Super indico a leitura! Parabéns, Wilson!”, enfatizou.     

Euclides Moreira Neto, professor da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e diretor da Rádio Universidade, destacou as qualidades de Wilson enquanto gestor escolar e homem das letras. “Desde as suas vivências na universidade, no curso de jornalismo da UFMA, na cadeira de telecinejornalismo, Wilson já demonstrava o seu talento com as palavras. Ele surgiu com grandes potencialidades e se tornou referência em São Luís. É referência no campo educacional, no campo das artes. Com esse livro Cotidiano Azul, ele só está dando os primeiros passos do que ele desenvolveu ao longo de quase 50 anos. Uma criatura fantástica que revelou muitos talentos, formou diversas pessoas com o espírito humanitário, do sonho de um mundo melhor”, realçou Euclides. 

Emocionado, Wilson comentou sobre o processo criativo da obra e da importância desse momento para sua vida. “Cotidiano azul é a poesia de vida de todas as pessoas que passaram pela minha vida ou convivem comigo. A maioria dos textos que aqui estão foram escritos dentro de ônibus coletivos. Olhando pela janela, via cenas do cotidiano que vinham carregadas de poesias. Chegou o grande momento da realização desse sonho, que é o Cotidiano azul. A partir de agora, a minha poesia é sagrada, porque é meu pão, meu vinho, é meu pensamento. Ela está registrada para a posteridade”, revelou.    

“É muito importante para a gente fazer parte dessa conquista dele. É um momento único e eu me sinto muito importante em poder contribuir com ele nesse momento tão especial da vida dele”, disse Maria Gabriele, estudante do Centro de Ensino Maria Aragão.

Wilson Chagas recebeu familiares, amigos e comunidade escolar em noite de autógrafos (Foto: Cinaldo Oliveira)

Cléo Rollim, da AMEI, falou do significada de Wilson Chagas pertencer ao grupo de autores que fazem parte da entidade e destacou ainda que a obra de Wilson traduz muito do ser poético que ele é. “A AMEI fica muito feliz com esse lançamento do livro de Wilson Chagas, porque ele já vem trabalhando a poesia, a literatura na vida dele. Hoje é um marco, é o momento em que ele apresenta a sua obra ao público. E a gente fica muito feliz de ele ter escolhido exatamente a Associação dos Escritores Independentes para lançar seu livro. A obra de Wilson é poesia pura, como ele”, apontou Cléo. 

“Na verdade, é uma realização muito grande, tanto para ele, como autor do livro, quanto para nós, que somos amigos e acompanhamos o tempo todo a criação dessa textos produzidos por ele, em momentos diversos da vida dele. Ele conta uma história através dessas poesias cotidianas, que são reais, dentro da linguagem que ele adotou. Ver ele publicando esse livro, tornar esse livro acessível ao público, é uma sensação indescritível”, disse Kevson Moura, professor e amigo de Wilson.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Luís - MA Atualizado às 18h03 - Fonte: ClimaTempo
30°
Nuvens esparsas

Mín. 25° Máx. 31°

Dom 32°C 24°C
Seg 33°C 25°C
Ter 33°C 25°C
Qua 32°C 26°C
Qui 32°C 26°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete