30°

Nuvens esparsas

São Luís - MA

Saúde Maranhão

Saúde na Praça promove mais de 5 mil atendimentos na Cidade Operária

Ação ofereceu atendimento em quatro especialidades, triagem cirúrgica, testes rápidos, avaliação nutricional, fisioterapia, exame preventivo, vacinação, entre outros.

04/09/2021 às 11h45
Por: Redação Lnove Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
População da Cidade Operária e região recebeu atendimento no Saúde na Praça (Foto: Divulgação)
População da Cidade Operária e região recebeu atendimento no Saúde na Praça (Foto: Divulgação)

A segunda edição do Saúde na Praça, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realizou mais de 5 mil atendimentos em saúde à comunidade da Cidade Operária, um dos bairros mais populosos da capital maranhense. 

A ação, realizada sexta-feira (3), ofereceu atendimento em quatro especialidades, triagem cirúrgica, testes rápidos, avaliação nutricional, fisioterapia, exame preventivo, vacinação, entre outros. 

No total, 5.904 atendimentos foram feitos no Saúde na Praça da Cidade Operária, uma ação para ampliar os atendimentos em saúde pública, e que nesta edição contou com o suporte do Centro Especializado em Reabilitação (CER) Cidade Operária, onde foram realizadas as consultas ambulatoriais, e da UPA Cidade Operária, que completou 10 anos e comemorou a data também apoiando a ação.  

Segundo o secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, a ação será realizada em outros bairros da capital e interior do estado. “O Saúde na Praça vai acontecer não só em São Luís, mas também no interior do estado, com velocidade em vários municípios ao mesmo tempo, para que nós tenhamos condição exatamente disso, de retomar e fazer esses procedimentos que as pessoas tanto esperam”, destacou.  

Atendimento

Helena Santos ficou feliz porque conseguiu adiantar uma consulta que precisava, e o melhor, bem pertinho de casa. “Foi uma excelente oportunidade de poder me consultar. Tinha consulta para o dia 18 de outubro, então quero agradecer porque foi uma oportunidade que tivemos de colocar a saúde em dia”, disse a artesã. 

Já a dona de casa Marcele Cristina atualizou as vacinas durante o Saúde na Praça. “Importante ação de prevenção. No meu caso para evitar as doenças, a H1N1. Então é importante a gente se vacinar e se prevenir”, reforçou.

Yonara Carvalho Chagas, de 35 anos, aproveitou o atendimento para se consultar com nutricionista. Oscilando entre pouco peso e ganho excessivo, ela aproveitou para receber orientações de um profissional. 

“Acabei tomando muito estimulantes para ganhar massa, que eu não indico, sem a ajuda de um profissional. Eu só fui ganhar peso depois que tive minha primeira filha, depois tive meu segundo filho e engordando, mas pouco tempo depois emagrecendo, eu tenho 1,65 de altura e cheguei a pesar 47kg. Consegui chegar aos 68kg, faço caminhada e atualmente estou com 62kg, é o peso que quero manter. E a consulta com uma nutricionista, nesta oportunidade é importante para que não possa regredir”, detalhou.

“Muito interessante o Saúde na Praça que nem todo mundo tem acesso ou condição, porque qualquer tipo de consulta é paga, e poder fazer perto de casa e de forma gratuita foi uma boa”, agradeceu Yonara.

A SES, em parceria com a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh), realizou a segunda edição do Saúde na Praça.

“O programa acaba servindo para ampliar o alcance dos atendimentos, no sentido de diminuir as demandas que a pandemia do coronavírus deixou. Exames preventivos, testes rápidos, exames de HIV, atendimento pré-cirúrgico e uma estrutura no CER da Cidade Operária, com atendimento em ginecologia, urologia, cardiologia, clínico geral e pediatria. São serviços essenciais à população”, pontuou o presidente da Emserh, Marcos Grande. 

Vila Nova

A primeira edição do Projeto Saúde na Praça aconteceu no dia 14 de agosto, na Praça da Família, na Vila Nova. Na ocasião, foram realizados 3.054 atendimentos em saúde à população.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Luís - MA Atualizado às 17h23 - Fonte: ClimaTempo
30°
Nuvens esparsas

Mín. 25° Máx. 31°

Dom 32°C 24°C
Seg 33°C 25°C
Ter 33°C 25°C
Qua 32°C 26°C
Qui 32°C 26°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete