28°

Poucas nuvens

São Luís - MA

Saúde Maranhão

São Luís 409 anos: Hospital da Ilha será referência na urgência e emergência do Maranhão

Primeira etapa das obras deve ser entregue no final deste ano.

04/09/2021 às 10h20
Por: Redação Lnove Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Hospital está em fase conclusiva da primeira etapa (Foto: Gilson Teixeira)
Hospital está em fase conclusiva da primeira etapa (Foto: Gilson Teixeira)

Um total de 400 leitos, mais de 20 serviços entre especialidades médicas e exames, além de uma Unidade de Tratamento de Queimados, entre outras áreas. Elementos que farão do Hospital da Ilha a referência no atendimento de urgência e emergência da Região Metropolitana de São Luís e adjacências.

Em obras na fase conclusiva da primeira etapa, o hospital está sendo construído na Avenida São Luís Rei de França, Turu e avança com mais de 70% dos serviços já executados. Quando concluído, vai desafogar o atendimento nas demais unidades hospitalares da rede pública. A previsão é que esta etapa seja entregue até final deste ano. Nos 409 anos de São Luís, a construção do Hospital da Ilha é um presente do Governo do Estado à capital. 

“O Hospital da Ilha é uma das maiores obras maranhenses atualmente. Com uma estrutura gigantesca, a qualidade no atendimento também será destaque. Serão mais de mil profissionais, de diferentes atuações, trabalhando juntos pela saúde dos maranhenses. As obras avançam e mesmo em meio à pandemia, seguem os trabalhos para não atrasar a entrega do hospital. Nossa meta é entregar a primeira etapa até o final deste ano e presentear a nossa cidade com um atendimento de saúde modelo”, reforçou o secretário de Estado de Saúde (SES), Carlos Lula. 

A primeira fase do hospital começará a funcionar com área de urgência, contendo 59 leitos de enfermaria, 26 leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), 19 leitos da Unidade de Tratamento de Queimados e parte do Centro Diagnóstico. Destaque para a Unidade de Tratamento de Queimados, primeira no Maranhão, que terá ainda assistência especializada de curativos, cirurgia plástica, atendimentos multidisciplinares em fisioterapia, fonoaudiologia, farmácia clínica e psicologia.

O Hospital da Ilha ocupará uma área 32 mil m², sendo no total de 62 mil m². Vai contar com centro cirúrgico com nove salas e 11 leitos de RPA, laboratórios, setor de hemodiálise, tomografia, oito elevadores, além de auditório, amplo estacionamento e um heliponto. Ainda, 72 leitos de UTI e atendendo em especialidades como emergência, intensivista, cirurgia geral, gastroenterologia, urologia, neurocirurgia, ortopedia, cardiologia, vascular, bucomaxilofacial, cirurgia cabeça e pescoço e cirurgia pediátrica.

A segunda etapa do hospital tem previsão de entrega para fevereiro de 2022.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Luís - MA Atualizado às 19h23 - Fonte: ClimaTempo
28°
Poucas nuvens

Mín. 25° Máx. 31°

Dom 32°C 24°C
Seg 33°C 25°C
Ter 33°C 25°C
Qua 32°C 26°C
Qui 32°C 26°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete