30°

Nuvens esparsas

São Luís - MA

Geral Maranhão

Promovendo o desenvolvimento e a geração de emprego e renda, programa Trabalho Jovem capacita empreendedores no Polo Pinheiro

“Tive uma primeira experiência mal sucedida quando decidi empreender. Agora, o Trabalho Jovem está me dando a oportunidade de recomeçar e trabalhar de forma mais capacitada”, disse a vendedora Edlla Veryne, de 19 anos, que está entre os 84 estudantes cert

03/09/2021 às 18h35
Por: Redação Lnove Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Capacitação do Trabalho Jovem no Polo Pinheiro
Capacitação do Trabalho Jovem no Polo Pinheiro

“Tive uma primeira experiência mal sucedida quando decidi empreender. Agora, o Trabalho Jovem está me dando a oportunidade de recomeçar e trabalhar de forma mais capacitada”, disse a vendedora Edlla Veryne, de 19 anos, que está entre os 84 estudantes certificados no eixo Cooperação Estratégica, do Programa Trabalho Jovem, no Polo Pinheiro.

O secretário de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), Simplício Araújo, avalia que este é exatamente o tom do programa: promover a movimentação econômica e a geração de emprego e renda por todo o Maranhão.

“O programa é sucesso por onde passa. Já capacitamos jovens em diversas cidades pelo Estado e proporcionando aos maranhenses a experiência de viver em uma sociedade mais desenvolvida e com uma garantia maior de direitos”, analisa Simplício Araújo.

A empreendedora Edlla Veryne, que atualmente trabalha com a venda de miçangas, parabenizou o Governo do Maranhão e a Seinc pela iniciativa.

“Com os cursos, eu pude aprender um pouco mais sobre o mercado de trabalho. E também pude entender que sempre é momento de recomeçar. Parabéns ao Governo do Estado por essa ação”, comentou Edlla.

Capacitações e Assessoria

Capacitação do Trabalho Jovem no Polo Pinheiro

A cerimônia de certificação foi realizada na tarde desta quinta-feira (2), no auditório da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), em Pinheiro.

Depois do sucesso dos cursos oferecidos em São Luís, tanto no Polo do Coroadinho, quanto no Polo Itaqui-Bacanga, e também em Governador Edison Lobão, entre junho e agosto deste ano – foram mais de 500 certificados entregues nestas etapas – , a Seinc realizará mais capacitações ao redor do Estado até o fim do ano (em Pedreiras, será no próximo dia 4/9).

Em Pinheiro, foram ofertadas assessorias gratuitas aos polos de comércio, aos pequenos empreendimentos e, também, para a população de baixa renda da localidade, com cursos de “Marketing em Vendas”, “Redes Sociais”, “Atendimento” e “Finanças”.

“O grande diferencial desse programa é o foco no jovem e no empreendedor. Estamos em uma situação crítica e tem sido difícil para adentrar no mercado de trabalho. Oportunidades assim são muito necessárias para o nosso crescimento profissional”, ressaltou Bruno Wallace, estudante de Tecnologia em Fruticultura, que participou dos quatros cursos disponibilizados em Pinheiro.

Também no município foram realizadas assessorias individuais, como parte do eixo Cooperação Estratégica. O assessoramento é feito diretamente com as empresas, por agentes e consultores do programa Trabalho Jovem.

Trabalho Jovem

Criado a partir da Lei nº 11.384, o programa busca a geração de oportunidades de emprego para a juventude maranhense de 17 e 25 anos e disponibilizou 35 mil vagas. Dividido em quatro eixos de atuação – Capacitação, Auxílio à Contratação, Cooperação Estratégica e Estágio Social -, tem investimento total de R$ 40 milhões.

O Trabalho Jovem é executado por meio da Seinc, da Secretaria do Trabalho e Economia Solidária (Setres), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IEMA) – e com apoio institucional da Secretaria de Estado Extraordinária da Juventude (SEEJUV).

Participam ainda do programa: a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Pesca (Sagrima); a Fundação de Amparo à Pesquisa e ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Maranhão (Fapema); a Universidade Estadual do Maranhão (UEMA); e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Luís - MA Atualizado às 17h43 - Fonte: ClimaTempo
30°
Nuvens esparsas

Mín. 25° Máx. 31°

Dom 32°C 24°C
Seg 33°C 25°C
Ter 33°C 25°C
Qua 32°C 26°C
Qui 32°C 26°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete