30°

Nuvens esparsas

São Luís - MA

Geral Maranhão

Governo lança programas de reflorestamento e combate a queimadas, em Lima Campos

Programa Maranhão Contra o Fogo e do Programa Reflorestar foram lançados nesta quinta-feira (2).

03/09/2021 às 17h00
Por: Redação Lnove Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Lançamento do Programa Maranhão Contra o Fogo e do Programa Reflorestar, em Lima Campos (Foto: Kleo Souza)
Lançamento do Programa Maranhão Contra o Fogo e do Programa Reflorestar, em Lima Campos (Foto: Kleo Souza)

Aconteceu, nesta quinta-feira (2), o lançamento do Programa Maranhão Contra o Fogo e do Programa Reflorestar, em Lima Campos. O Programa Maranhão Contra o Fogo é uma campanha realizada pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Naturais (SEMA), em parceria com o Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão (CBMMA) e as Prefeituras Municipais. Já o Programa de reposição florestal é uma iniciativa da Eneva S.A. e conta com a parceria da SEMA, do Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio Mearim (CBH-Mearim) e das Prefeituras locais.

O Reflorestar, que objetiva a recuperação de áreas degradadas com o plantio de mudas nativas, visa a recuperação de 60 hectares, o equivalente a 85 campos de futebol, em áreas de uso coletivo na Bacia do Mearim e no Parque Estadual do Mirador, na Bacia do rio Itapecuru. Em seu primeiro projeto, a área escolhida para a reposição florestal foi a região de um antigo lixão municipal, no Bosque dos Ypês, em Lima Campos. Áreas com potencial para sistemas agroflorestais terão preferência no programa, de forma a incentivar a preservação ambiental e o desenvolvimento socioeconômico da região. 

O superintendente de Economia Verde da SEMA, Jadiel Lins, enfatiza que “escolhemos para a primeira ação uma área do antigo lixão municipal, em Lima Campos, que foi desativado e vem sofrendo processo de recuperação. Agora está na fase de plantio dessas mudas nativas. A SEMA também está contando com os agentes jovens ambientais, sete selecionados que vão estar envolvidos diretamente nesta ação de recuperação de área degrada”. 

Lançamento do Programa Maranhão Contra o Fogo e do Programa Reflorestar, em Lima Campos (Foto: Kleo Souza)

O coordenador de Meio Ambiente e Licenciamento da Eneva, Felipe Roza explica que “estamos muito felizes em lançar o Programa Reflorestar junto da SEMA, um projeto que tem parceria também com o Programa Maranhão Verde. Por meio dele, pretendemos plantar 60 ha, o que equivale a mais de 80 campos de futebol. Começamos o Programa em Lima Campos, com o lançamento simbólico de 3 ha, reflorestando uma área que era um antigo lixão, algo simbólico para a região. Estamos muito felizes com esse primeiro projeto lançado”.

O Programa Maranhão Contra o Fogo objetiva a realização de curso de formação de brigadistas, direcionado a dez pessoas selecionadas em municípios que concentram expressivo quantitativo de focos de queimadas no Maranhão, a fim de combater queimadas ilegais e incêndios florestais. O programa surge devido a principal problemática relacionada às queimadas e incêndios florestais na contemporaneidade, que é a geração de impactos ambientais negativos, considerando que eles podem prejudicar a fauna e a flora ao reduzir a vegetação, diminuir a fertilidade do solo e comprometer a qualidade do ar. 

Para a supervisora de Controle e Combate ao Desmatamento e Queimadas da SEMA, Scarleth Vieira, esse Programa é mais uma ação estratégica do Governo do Estado em prol do combate às queimadas irregulares e aos incêndios florestais no Estado. “O programa visa a formação de brigadistas em municípios estratégicos e que concentrem expressivos quantitativo de focos de queimadas no Maranhão. A formação das brigadas será realizada nos meses de setembro, outubro e novembro”, acrescentou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Luís - MA Atualizado às 17h43 - Fonte: ClimaTempo
30°
Nuvens esparsas

Mín. 25° Máx. 31°

Dom 32°C 24°C
Seg 33°C 25°C
Ter 33°C 25°C
Qua 32°C 26°C
Qui 32°C 26°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete