30°

Nuvens esparsas

São Luís - MA

Geral Maranhão

Governo leva ações do Saúde na Praça a moradores da Cidade Operária

Moradores da Cidade Operária foram beneficiados, nesta sexta-feira (3), com a 2ª edição do Programa Saúde na Praça, realizado no Viva da Cidade Operária.

03/09/2021 às 16h45
Por: Redação Lnove Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
A dona de casa Luana Claudia Corrêa e a mãe Maria Benedita (Foto: Laécio Fontenele)
A dona de casa Luana Claudia Corrêa e a mãe Maria Benedita (Foto: Laécio Fontenele)

Moradores da Cidade Operária foram beneficiados, nesta sexta-feira (3), com a 2ª edição do Programa Saúde na Praça, realizado no Viva da Cidade Operária. A ação itinerante vem sendo promovida pelo Governo do Estado com o objetivo de democratizar o acesso à saúde e ampliar os atendimentos na região. O programa é realizado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com a Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (Emserh). 

A dona de casa Luana Claudia Corrêa foi uma das beneficiadas com a ação. “Fiquei sabendo que os serviços iriam ser oferecidos no bairro e não perdi tempo. Aproveitei, já que é de graça. Minha mãe precisava tomar a vacina da gripe e fazer o preventivo. Eu também fiz. Com essa pandemia, muita gente está sem poder pagar, achei muito interessante”, disse Luana, que também levou a mãe, dona Maria Benedita de 75 anos. 

O secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, acompanhou os atendimentos. “O Saúde na Praça nasceu para aproximar ainda mais os serviços da população. Estamos na segunda edição e pretendemos estender as ações para contemplar outros lugares. Através desta ação, oferecemos consultas e também exames”, frisou Carlos Lula. 

Foram disponibilizados à população serviços como aferição de pressão e glicemia; consultas em clínica médica, ginecologia, pediatria, cardiologia, fisioterapia e avaliação nutricional, além de vacinação, exames como o preventivo (Papanicolau), testes rápidos (HIV/Aids, hepatites, sífilis) e atendimento psicológico. Houve ainda distribuição de pipoca e algodão doce para as crianças.

O presidente da Empresa Maranhense de Serviços Hospitalares (EMSERH), Marcos Grande, explica que a  rede pública de saúde, nos últimos 15 meses, esteve quase que voltada exclusivamente para o atendimento do paciente com a Covid-19 e que neste segundo semestre a ideia é usar todas as estruturas para diminuir a demanda por outros serviços de saúde.  

“O Saúde na Praça é mais uma porta do Sistema Único de Saúde (SUS) aberta para a nossa população. Esses serviços que estão sendo oferecidos aqui hoje já são oferecidos nas nossas unidades. Mas esse programa acaba servindo para ampliar o alcance dos atendimentos, no sentido de diminuir as demandas que a pandemia do coronavírus deixou”, explicou o presidente da Emserh, Marcos Grande.  

A dona de casa Adriana Nascimento Pereira, 50 anos, já saiu do local com o encaminhamento para cirurgia e elogiou a iniciativa. “Eu preciso operar de pedra na vesícula e mioma. Tenho diabetes. Foi bom que medi a glicemia e a pressão aqui. Já saí com o encaminhamento da cirurgia e achei ótimo. Um monte de gente aqui precisando. Então, foi muito boa essa iniciativa do Governo em fazer esse movimento” disse ela. 

Nesta edição, a ação contou com o apoio do Centro Especializado em Reabilitação (CER) Cidade Operária, onde foram realizadas as consultas ambulatoriais. Após a triagem, os pacientes que necessitavam de consulta eram transportados gratuitamente de micro-ônibus até o CER. A UPA Cidade Operária, que completou esta semana 10 anos, comemorou a data também apoiando a ação.   

Na primeira edição do programa, mais de três mil atendimentos em saúde foram realizados. A ação aconteceu na Praça da Família, na Vila Nova, no dia 14 de agosto.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Luís - MA Atualizado às 18h23 - Fonte: ClimaTempo
30°
Nuvens esparsas

Mín. 25° Máx. 31°

Dom 32°C 24°C
Seg 33°C 25°C
Ter 33°C 25°C
Qua 32°C 26°C
Qui 32°C 26°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete