29°

Nuvens esparsas

São Luís - MA

Cidades INVESTIMENTO FEDERAL

Seis municípios maranhenses recebem investimentos federal em plataformas hidroviárias

Com as melhorias na ordem de R$ 1,4 milhão, operações de embarque e desembarque de pessoas e cargas, devem crescer neste fim de ano de 2021.

03/09/2021 às 14h54
Por: Redação Lnove
Compartilhe:
Foto: Divulgação/MInfra
Foto: Divulgação/MInfra

O Ministério de Infraestrutura (MInfra), entregou na última quarta-feira (1º), seis estruturas de plataformas hidroviárias para a melhoria e fluidez no transporte de pessoas e cargas no Maranhão. As estruturas irão oferecer mais segurança nas operações de embarque e desembarque de pessoas e cargas do Governo Federal nas seis cidades maranhenses.

As obras foram realizadas em menos de um ano nas estruturas de Canárias e de Barreiras, em Araioses (MA); Caburé, em Barreirinhas (MA), São José dos Leites/Lago de Areia, em Palmeirândia (MA), Cateauá, em Porto Rico do Maranhão (MA); Cururupu (MA) e Guimarães (MA). No total, foi investido R$ 1,4 milhão no trabalho, realizado pelas equipes do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). Além do Maranhão, dois municípios do estado Piauí também receberam os investimentos federal.

As obras ocorreram sem a paralisação das atividades e a recuperação das estruturas teve início após técnicos constatarem a necessidade de manutenção dos atracadouros devido à corrosão provocada pela ação do salitre e da umidade. Com o tempo, o alto tráfego hidroviário e as operações de embarque e desembarque também danificaram as instalações. Foram feitas substituição e recuperação de estruturas danificadas, troca de peças, componentes, sistema de sinalização náutica e fundeio.

Movimentação no setor:

As melhorias favorecerem a população local, principalmente a população ribeirinha que utiliza a via fluvial para suas atividades rotineiras. A movimentação diária de passageiros nas instalações varia de acordo com a região. A média é de 500 a 1 mil pessoas por dia, incluindo moradores e turistas.

Em relação ao turismo, as instalações mais movimentadas são as de Caburé e Canárias. Pelas estruturas que passaram por manutenção são transportadas, principalmente, artigos de primeira necessidade, como gêneros alimentícios e produção pesqueira, uma das fontes de renda dos moradores da região.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Luís - MA Atualizado às 19h03 - Fonte: ClimaTempo
29°
Nuvens esparsas

Mín. 25° Máx. 31°

Dom 32°C 24°C
Seg 33°C 25°C
Ter 33°C 25°C
Qua 32°C 26°C
Qui 32°C 26°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete