Geral Maranhão

Visando impulsionar o desenvolvimento, Governo e Sebrae lançam o Programa Cidade Empreendedora em mais seis municípios

Durante a cerimônia, o secretário Simplício Araújo, da Seinc, ressaltou a importância da parceria para auxiliar empreendedores individuais.

19/07/2021 18h00
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
 A cerimônia de lançamento foi realizada no município de Bacabal (Foto: Arthur Costa)
A cerimônia de lançamento foi realizada no município de Bacabal (Foto: Arthur Costa)

São Mateus do Maranhão, Lago da Pedra, Vitorino Freire, Bom Lugar, São Luís Gonzaga e Bacabal. Estes foram os seis municípios contemplados com o lançamento oficial do programa Cidade Empreendedora, que ocorreu na tarde da última quinta-feira (15). A cerimônia de lançamento, que foi realizada no município de Bacabal, é fruto de parceria do Governo do Estado, via Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Maranhão (Sebrae).

Durante a cerimônia, o secretário Simplício Araújo, da Seinc, ressaltou a importância da parceria para auxiliar empreendedores individuais, dar suporte para candidatos a empresários e garantir direitos a micro e pequenas empresas.

“O Cidade Empreendedora é de suma importância para o Maranhão. O comerciante, o empresário, o empreendedor, todos eles precisam de auxílio. Com o programa, eles irão entender sobre as perspectivas para seus negócios. E é para isso que estamos aqui: para garantir o desenvolvimento da população por meio do investimento dessa parceria entre Sebrae e Governo do Maranhão”, analisou Simplício.

O secretário afirmou ainda que o Cidade Empreendedora é um incentivo ao desenvolvimento e ao crescimento econômico da região, estimulando os pequenos negócios locais e a geração de emprego e renda. Simplício Araújo reforçou, também, as ações do governador Flávio Dino e analisou como a implantação do programa na região irá estimular a economia local.

Coordenado pela Seinc e executado pelo Sebrae, o programa promove a capacitação de funcionários das prefeituras e empreendedores locais, possibilita estímulo à vocação dos municípios e impulso aos negócios locais, impactando diretamente em mais de 75 mil empreendimentos maranhenses, com a aplicação de recursos da ordem de R$ 5 milhões.

“Não tem como um município desenvolver sua economia sem o estímulo e um ambiente legal favorável ao empreendedorismo. Por isso, nós – Sebrae e Governo do Estado – acreditamos que o Programa Cidade Empreendedora vem ao encontro dos gestores que queiram deixar o legado de uma administração que faz a diferença. O programa, com suas ferramentas e ações importantes em prol do desenvolvimento local, ajuda a dinamizar os pequenos negócios que, juntos, se tornam grandes e, com outras ações em paralelo, favorecem que o dinheiro do município circule no próprio município, fortalecendo a economia, gerando trabalho, emprego, renda e melhoria de vida para todos”, afirmou Raimundo Coelho, presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Maranhão.

Cerimônia de Lançamento

O lançamento ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação (Semed), em Bacabal, e contou com a participação de representantes do Governo do Maranhão, do Sebrae e das Prefeituras de Bacabal, Lago da Pedra, Bom Lugar, São Mateus do Maranhão, Vitorino Freire e São Luís Gonzaga.

Foram entregues aos representantes de cada prefeitura diversos documentos, com dados preliminares de cada município, ideias para o plano de governo de desenvolvimento econômico do município e protocolos contra a Covid-19 para a retomada econômica municipal.

Saiba mais

Além de Bacabal, também estão entre os municípios maranhenses beneficiados: Açailândia, Aldeias Altas, Araioses, Arame, Santa Inês, Balsas, Barra do Corda, Barreirinhas, Bequimão, Bom Jesus das Selvas, Bom Lugar, Buriticupu, Carutapera, Chapadinha, Codó, Coelho Neto, Colinas, Coroatá, Cururupu, Dom Pedro, Estreito, Grajaú, Itapecuru-Mirim, Lago da Pedra, Lima Campos, Matões, Miranda do Norte, Morros, Parnarama, Passagem Franca, Pedreiras, Pindaré Mirim, Pinheiro, Presidente Dutra, Presidente Vargas, Rosário, Santa Luzia, São Domingos do Maranhão, São Luís Gonzaga do Maranhão, São Mateus do Maranhão, São Raimundo das Mangabeiras, Trizidela do Vale, Tuntum, Turiaçu, Tutóia, Vargem Grande, Viana, Vitória do Mearim, Vitorino Freire, Zé Doca, Porto Franco e São José de Ribamar.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.