Saúde Maranhão

Escola de Saúde Pública do Maranhão oferece primeira especialização em Saúde Materno Infantil

A formação é voltada para servidores da rede estadual de saúde.

13/06/2021 12h01
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Inscrições para seletivo podem ser feitas até 27 de junho (Foto: Márcio Sampaio)
Inscrições para seletivo podem ser feitas até 27 de junho (Foto: Márcio Sampaio)

A Escola de Saúde Pública do Maranhão (ESP-MA), vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai oferecer o primeiro Curso de Pós-Graduação Lato Sensu, a especialização em Saúde Materno Infantil. A formação é voltada para servidores da rede estadual de saúde (efetivos, comissionados, contratados por regime CLT ou prestadores de serviço). As inscrições para o processo seletivo podem ser realizadas até às 23h59min do dia 27 de junho, através de link disponível no site www.saude.ma.gov.br

A proposta da especialização é promover o aperfeiçoamento dos servidores públicos do Sistema Único de Saúde (SUS), contribuindo, assim, para a melhoria da qualidade dos serviços públicos ofertados à sociedade maranhense.

“Trata-se de uma significativa contribuição proposta pelo Governo do Estado na formação dos profissionais de saúde. Além disso, é mais um esforço para que a Escola de Saúde Pública se torne referência na formação dos trabalhadores do SUS”, ressalta a diretora científica da ESP-MA, Ananda Marques. 

Serão disponibilizadas 100 vagas, distribuídas para os polos de São Luís, Imperatriz e Pinheiro. Além de enfermeiros, podem participar da especialização profissionais com diploma de nível superior na área da saúde, vinculados aos serviços de saúde municipal ou estadual e que atuam na Linha de Cuidado Materno Infantil como fisioterapeuta, dentista, nutricionista, médico, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo, farmacêutico, assistente social, biólogos, biomédicos e profissionais da educação física. 

Entre os assuntos a serem abordados na especialização estão as práticas assistenciais alicerçadas na promoção e prevenção da saúde na área Materno Infantil; os temas atualizados na área da Assistência Materno Infantil, de acordo com os princípios do SUS; e as estratégias de cuidados para a redução dos problemas clínicos e sociais entendidos como prioritários para a redução da mortalidade materno-infantil. 

Depois da inscrição, com o preenchimento da ficha cadastral, serão convocados os classificados para a entrega da documentação comprobatória, de acordo com os critérios estabelecidos nas etapas anteriores, conforme cronograma descrito no edital também disponível no site da SES. Depois da análise da documentação, será divulgado o resultado final do seletivo.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.