Geral Maranhão

Por meio do Adote um Casarão, prédio será revitalizado e transformado em bistrô & café

Ação é resultado da seleção do Programa Adote um Casarão, desenvolvido pelo Governo do Estado por intermédio da Secid.

25/05/2021 10h06
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
<em>Imóvel localizado na Praça João Lisboa que será um bistrô & café (Foto: Divulgação)</em>
Imóvel localizado na Praça João Lisboa que será um bistrô & café (Foto: Divulgação)

Sua arquitetura no estilo neoclássico desperta uma viagem histórica à São Luís do início do século XX, um cenário perfeito para apreciar típicos pratos da rica culinária maranhense e portuguesa. Esta será a nova destinação de um histórico prédio, localizado na Praça João Lisboa, em São Luís que, após total restauro, abrigará um bistrô & café.

A ação é resultado da seleção de Edital do Programa Adote um Casarão, desenvolvido pelo Governo do Estado por intermédio da Secretaria de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid). O Adote um Casarão integra o Programa Nosso Centro que reúne atividades voltadas para o Centro Histórico de São Luís executadas por diversos setores do Governo do Estado.

Além da experiência gastronômica, o bistrô vai oferecer, também, drinks, música ao vivo, cafeteria gourmet e uma carta especial de vinhos selecionados por um sommelier, para uma perfeita harmonização com o cardápio oferecido.

Segundo Walquiria Barbosa Silva, adotante do prédio, a iniciativa do Governo do Maranhão leva valor para uma área que precisa de um olhar especial. “Dar bom uso aos prédios que estavam esquecidos e desativados é uma proposta maravilhosa; que tenhamos, cada dia mais, projetos e iniciativas de valorização, de fomento à atratividade, ao comércio e às atividades culturais, como pilares para a sustentabilidade para essa região. Eu me sinto honrada em fazer parte desse movimento”, relatou a empresária.

Para o secretário de Estado das Cidades e Desenvolvimento Urbano (Secid), Márcio Jerry, o objetivo da iniciativa do Governo do Maranhão é dar nova dinâmica a essa área da cidade. 

“Um prédio público que estava em desuso, agora, vai atender centenas de pessoas, gerando emprego e renda, quando estiver reformado. Essa iniciativa faz parte de um conjunto imenso de atividades implementadas pelo governador Flávio Dino para repaginar e dinamizar a região central da cidade e preservar nossa história”, destacou Márcio Jerry.

Além da experiência gastronômica, o bistrô vai dispor de drinks, música ao vivo, cafeteria gourmet e uma carta especial de vinhos (Foto: Divulgação)

Adote um Casarão

O Adote um Casarão é parte de uma estratégia do Programa Nosso Centro, do Governo do Estado. Tem a finalidade de fomentar o empreendedorismo e ocupar os imóveis públicos ociosos ou subocupados, de propriedade do Estado, com atividades que promovam o desenvolvimento sustentável do Centro Histórico de São Luís, aliado à preservação do patrimônio.

As adoções são feitas por meio de editais com a finalidade de identificar pessoas físicas ou jurídicas, de direito privado, com ou sem fins lucrativos, que tenham interesse em recuperar e utilizar esses casarões para uso comercial e cultural por 10 anos, renováveis por mais cinco anos.

Nosso Centro

Maior pacote de obras e investimentos na região central de São Luís, o Programa Nosso Centro tem por objetivo tornar o Centro Histórico de São Luís referência em renovação e desenvolvimento sustentável, preservando seu valor histórico e cultural ao mesmo tempo em que promove o centro da cidade de São Luís como espaço democrático.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.