Brasil Brasil

Nunes Marques vai assumir a presidência da 2ª Turma no STF

Ministro substituirá Gilmar Mendes. Colegiado se destacou nos últimos anos com análise de assuntos ligados a Lava Jato

24/05/2021 18h41
Por: Redação Fonte: R7
O ministro Nunes Marques - (Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF - 10.11.2020)
O ministro Nunes Marques - (Foto: Fellipe Sampaio /SCO/STF - 10.11.2020)

O ministro Kassio Nunes Marques, do STF (Supremo Tribunal Federal) assumirá em agosto a presidência da Segunda Turma da Corte. Ele substituirá o ministro Gilmar Mendes, que encerra seu mandato de um ano à frente do colegiado.

A Segunda Turma ficou em forte evidência nos últimos ano. Nela está o ministro Edson Fachin, relator da Lava Jato no Supremo e de processos correlatos. Foi nesse colegiado que se deu recente decisão pela parcialidade do ex-juiz Sergio Moro.

A escolha do presidente das turmas obedece o critério da antiguidade mas observa que um ministro não poderá ocupar o cargo novamente até que todos os membros da Turma tenham passado pela função. Como os demais membros da Segunda Turma (Fachin, Mendes, Cármen Lúcia e Ricardo Lewandowski) já atuaram como presidentes, sobrou para Nunes Marques assumir o posto.

O cargo é considerado estratégico, já que os presidentes tanto da Primeira Turma quanto da Segunda Turma são responsáveis por pautas os temas levados a votação nesses colegiados.

Nunes Marques é uma indicação do presidente Jair Bolsonaro. Ele tomou posse em novembro, na vaga que antes pertencia ao então ministro Celso de Mello.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.