Geral Maranhão

Governo e Prefeitura de Balsas iniciam imunização contra a Covid-19 em gestantes e puérperas com comorbidades

A sala de imunização funciona no Ambulatório Multiprofissional Especializado em Saúde da Mulher e atenderá até sexta-feira (28), das 8h às 16h, o público já mapeado pelo município.

24/05/2021 17h51
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Doses da vacina Pfizer foram enviadas nas primeiras horas desta segunda-feira
Doses da vacina Pfizer foram enviadas nas primeiras horas desta segunda-feira

O Governo do Estado e a Prefeitura de Balsas iniciaram, nesta segunda-feira (24), a imunização com a vacina Pfizer em puérperas e gestantes com comorbidade. A ação faz parte de uma estratégia da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para a expansão da vacinação com o imunizante para outros municípios maranhenses. Na cidade, a sala de imunização funciona no Ambulatório Multiprofissional Especializado em Saúde da Mulher (AME) e atenderá até sexta-feira (28), das 8h às 16h, o público já mapeado pelo município.  

A primeira a ser imunizada com a Pfizer na cidade foi a dona de casa Gisele da Silva Pereira, de 33 anos. Aos nove meses de uma gestação de alto risco, a dona de casa destacou a felicidade em poder ser imunizada contra a Covid-19. 

“Para mim foi um prazer imenso e agradeço muito a Deus por ter sido a primeira gestante imunizada aqui na minha cidade com a vacina Pfizer. Agradeço muito à equipe que me acalmou pois estava muito nervosa e suando frio. A equipe toda está de parabéns”, disse a gestante Gisele da Silva.

De acordo com o gestor da Regional de Saúde de Balsas, Giltarlã Araújo Lima, a expectativa é que sejam imunizadas cerca de 325 gestantes e puérperas com comorbidade na cidade.  

“Essa parceria entre Governo do Maranhão e Prefeitura Municipal de Balsas nos deixa muito feliz. É uma grande conquista, uma grande iniciativa. O Governo está de parabéns por estar preocupado com este público vulnerável. Foi realizada uma logística extraordinária para que essa vacina fosse armazenada e devidamente aplicada, assim como a alimentação adequada do sistema de informações”, afirmou o gestor Giltarlã Araújo. 

Envio das doses

As doses da vacina Pfizer foram enviadas nas primeiras horas desta segunda-feira (24), por via aérea para o município de Balsas e também para a cidade de Imperatriz, onde o mesmo público-alvo está sendo imunizado. 

Os imunizantes foram entregues descongelados para os municípios , à temperatura de 2° a 8° positivo e devem ser aplicados em até cinco dias. O trabalho nas salas de imunização está sendo realizado sob supervisão de equipes da SES.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.