Geral Maranhão

SEAP realiza intervenção preventiva e modernização na UPR de Timon

A medida ainda beneficia os servidores e internos com diversas melhorias, no aperfeiçoamento da rotina de trabalho e modernização da estrutura física.

24/05/2021 16h36
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Nova sala de audiências e de Visita Virtual Social Assistida. (Foto: Divulgação)
Nova sala de audiências e de Visita Virtual Social Assistida. (Foto: Divulgação)

O Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP), durante o período de 10 de maio a 7 de junho, realiza intervenção de caráter preventivo na Unidade Prisional de Ressocialização de Timon. 

A medida ainda beneficia os servidores e internos com diversas melhorias, no aperfeiçoamento da rotina de trabalho, modernização da estrutura física e implementação de novas oficinas de trabalho e ações educativas, que proporcionam melhoria na qualidade dos serviços prestados aos internos. 

“Gestores e servidores da SEAP foram designados para atuar nas áreas administrativas e de humanização para padronização dos procedimentos, melhorando sua estrutura e atendimento”, disse o secretário da SEAP, Murilo Andrade. 

Ampliação do laboratório de informática para aulas EAD e cursos profissionalizantes. (Foto: Divulgação)

Para a profissionalização dos internos estão sendo instaladas duas fábricas de blocos com produção de 1.300 blocos por dia, uma malharia e um galpão multiuso para oficinas de trabalho. Também estão sendo ampliados o laboratório de informática para aulas EAD e cursos profissionalizantes, e a sala de audiências e de Visita Virtual Social Assistida. 

Na saúde, a unidade será contemplada com a reestruturação da Unidade Básica de Saúde, onde serão oferecidos serviços médicos, odontológicos, psicológico, terapia ocupacional, serviço social, entre outros.

A UPR de Timon também recebe melhorias como estacionamento externo para autoridades, servidores e visitantes, pintura e revitalização de suas áreas externas e internas, readequações elétrica, civil, hidráulica e sanitária. Todas as melhorias estruturais estão sendo realizadas com a mão de obra de cerca de 50 custodiados, que também estão realizando a pavimentação da unidade com blocos de concreto. São 36.590 blocos produzidos por internos na Penitenciária Regional de Timon para uso em pavimentação na UPR.

Internos trabalhando na pavimentação do estacionamento da UPR de Timon. (Foto: Divulgação)

“Tento passar minha experiência e o que já aprendi para eles, e quando sair daqui espero que eles já tenham uma profissão lá fora”, disse o interno Fredson G. de M., que coordena 23 internos nos serviços de pintura da unidade. Os servidores que trabalham na unidade também estão recebendo treinamento e capacitação para padronização dos procedimentos na unidade. 

A intervenção preventiva conta ainda com a transferência de internas da UPR de Timon para a Unidade Prisional de Ressocialização Feminina (UPFEM), do Complexo Penitenciário de São Luís. A medida proporcionará a elas ações mais integrativas em uma unidade com o público feminino.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.