Geral Maranhão

Sedes realiza capacitação de alinhamento com entidades assistidas pelo Banco de Alimentos

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social realizou, de quarta (28) a sexta-feira (30), reunião técnica com representantes das entidades cadastradas no Banco de Alimentos.

30/04/2021 11h06
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Participantes de reunião técnica com representantes das entidades cadastradas no Banco de Alimentos
Participantes de reunião técnica com representantes das entidades cadastradas no Banco de Alimentos

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes) realizou, de quarta (28) a sexta-feira (30), reunião técnica com representantes das entidades cadastradas no Banco de Alimentos. 

A ação foi promovida pela Secretaria Adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional (SASAN), com o objetivo de promover a ampliação dos serviços ofertados pelo Banco de Alimentos, fortalecer a segurança alimentar e nutricional, além de ampliar o compromisso com as atividades estabelecidas pelo Banco. 

A secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Lourvidia Caldas, explica que o encontro visa avaliar o trabalho que vem sendo realizado com as instituições beneficiadas com o propósito de realinhamentos das atribuições executadas.

“Este é um momento para alinharmos, de forma conjunta, as atividades que vem sendo realizadas entre o Banco de Alimentos e as instituições. Uma forma que encontramos para retornarmos aos poucos as atividades, seguindo os protocolos sanitários”, explica Lourvidia Caldas.   

Também esteve presente a secretária adjunta de Articulação Institucional, Agnes Oliveira. Além das instituições beneficiárias, o trabalho inclui ações educativas com os doadores de alimentos, entre eles, os hortifruiti que são a maioria entre os doadores no Banco de Alimentos. 

Atualmente o Banco de Alimentos possui 50 entidades cadastradas, entre associações comunitárias, união de moradores, que agregam escolas comunitárias.

A representante do Centro Comunitário da Vila Passos, Ana Luiza Trinta Martins, que tem a entidade cadastrada no Banco de Alimentos desde o início, relata que com as doações, o Centro Comunitário consegue ajudar cerca de 600 pessoas, entre elas, crianças, jovens e idosos.

Banco de Dados

Desde a sua implantação, em junho de 2019, o Banco de Alimentos distribuiu mais 326 toneladas de alimentos desde a inauguração. Coordenado pela Sedes, o equipamento de segurança alimentar contribui com a diminuição da fome e do desperdício de alimentos no Maranhão, arrecadando legumes, frutas, verduras, grãos, cereais, massas frescas, carnes, leites e derivados e distribui para milhares de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

O Banco de Alimentos conta com uma equipe multiprofissional composta por nutricionistas, técnicos e demais profissionais que fazem a coleta, seleção, processamento e distribuição de alimentos que são captados junto à rede de doadores. 

O secretário de Estado do Desenvolvimento Social, Márcio Honaiser, ressalta que o Banco de Alimentos é uma experiência exitosa do Governo do Estado na Política de Segurança Alimentar, que além de promover saúde e uma alimentação de qualidade aos beneficiários, reduz o desperdício de comida. 

“Desde a sua inauguração, em junho de 2019, já distribuímos mais de 300 toneladas de alimentos. E mesmo com as dificuldades da pandemia, conseguimos retomar com as atividades em segurança e ajudando a manter uma alimentação saudável de quem mais precisa com a garantia de uma alimentação digna”, afirma o secretário.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.