Geral Maranhão

Visita do cônsul da França ao Porto do Itaqui marca possibilidades de cooperação e investimentos

Equipe técnica da EMAP apresentou ao cônsul-geral as potencialidades do porto público do Maranhão.

30/04/2021 10h36
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
<em>Diretor de Administração e Finanças da EMAP recebe o cônsul-geral da França em Recife, Hugues Fantou (Foto: Divulgação)</em>
Diretor de Administração e Finanças da EMAP recebe o cônsul-geral da França em Recife, Hugues Fantou (Foto: Divulgação)

Nesta semana, cônsul-geral da França em Recife, Hugues Fantou, visitou o Porto do Itaqui, onde foi recebido pelo diretor de Administração e Finanças da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Artur Costa. Ele veio conhecer o complexo portuário do Maranhão e investigar possibilidades de cooperação com a França, com possibilidade de investimentos em infraestrutura e troca de conhecimentos.

“A visita do cônsul marca o início de um diálogo mais estreito com a França no que diz respeito à aproximação de empresas e instituições investidoras, com foco no potencial do Porto do Itaqui tanto em infraestrutura quanto em responsabilidade socioambiental”, afirmou o diretor Artur Costa.

Após reunião, o cônsul-geral conheceu a área primária do porto. “É muito impressionante ver o dinamismo, a competência dos gestores e a atenção dada às questões sociais e a outros assuntos que nos interessam muito na França, como a paridade de gêneros”, disse Hugues Fantou.

Relações França/Porto do Itaqui

As relações da França com o Porto do Itaqui não são de hoje. Em 2017, o porto maranhense foi representado no 9th Training Course: Women in Port Management (Mulheres na Gestão Portuária), curso realizado pelo Instituto Portuário de Ensinamentos e Pesquisa (IPER), da EM Normandia, em conjunto com a HAROPA (sigla que abrange os portos de Havre, Rouen e Paris), que contou com a participação de mulheres atuantes em portos de outros 18 países, além do Brasil. 

O curso foi lançado em 2008 para apoiar o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável nº 5 da ONU: “Promover a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas”. Foram debatidos no programa, dentre outros temas, a evolução das autoridades portuárias, relações econômicas entre portos e operadores privados, relações portuárias, proteção ambiental, segurança e meio ambiente. 

A equipe técnica da EMAP apresentou ao cônsul-geral as potencialidades do porto público do Maranhão, investimentos e projetos de expansão, situando a importância do Itaqui para a região Nordeste (área de atuação do cônsul no Brasil). Destaque para a tripla certificação ISO do Itaqui, norma internacional que confere excelência em três áreas estratégicas: gestão da Qualidade, do Meio Ambiente e da Segurança da Informação, além da posição do Itaqui no top 3 do ranking Índice de Desempenho Ambiental (IDA), da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.