Geral Maranhão

Cozinha comunitária do Bequimão será novo Cresan

A cozinha, que atualmente atende 400 usuários diariamente para almoço, irá funcionar como um Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan).

27/04/2021 17h11
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Objetivo é fortalecer as ações de assistência e combate à fome
Objetivo é fortalecer as ações de assistência e combate à fome

O Governo do Maranhão, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social (Sedes), assinou, nesta terça-feira (27), a Ordem de Serviço para construção da nova Cozinha Comunitária do Bequimão.  A cozinha, que atualmente atende 400 usuários diariamente para almoço, irá funcionar como um Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan).  

O secretário da Sedes, Márcio Honaiser, explica que o objetivo é fortalecer as ações de assistência e combate à fome das pessoas em situação de vulnerabilidades social.
“Estamos hoje aqui iniciando essa grande obra que vai beneficiar não só a população do bairro Bequimão, mas também a comunidade adjacente. A cozinha comunitária não vai ser apenas um local de alimentação; aqui vai ser construído um Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional”, explicou, acrescentando ainda que no local também será construída uma praça para a comunidade.

“O governador Flávio Dino vai trazer para essa comunidade não só um Cresan, com salas para capacitações, atendimento médico e alimentação saudável, mas também uma área para o entretenimento e atividade física ao ar livre”, complementou Márcio Honaiser.

O vereador Raimundo Penha acompanhou a assinatura da ordem de serviço e destacou que a obra é de grande importância para a comunidade do Bequimão e bairros vizinhos. 

Moradora do bairro, há mais de 40 anos, a dona de casa Iolanda Maria Luís Vale fala da sua felicidade com o início da obra. 

“A nossa comunidade está há anos esperando por este momento, e o governador Flávio Dino, juntamente com o secretário Márcio Honaiser, foram sensíveis às nossas solicitações. Este é um momento histórico para todos nós que frequentamos a cozinha comunitária”, declarou Iolanda. 

O presidente da Associação do Conjunto Bequimão, Junior Bil, ressalta que a substituição da cozinha por um Cresan vai trazer mais qualidade no atendimento à população. A secretária adjunta de Segurança Alimentar e Nutricional da Sedes, Lourvídia Caldas, reforça que os serviços ofertados pelos Cresan contribuem para o fortalecimento da segurança alimentar e auxilia as pessoas em vulnerabilidade social.

“O governo vem executando ações que visam o fortalecimento da segurança alimentar e nutricional da população em situação de vulnerabilidade social. Este é um trabalho fundamental neste momento delicado”, destacou Lourvídia Caldas. 

Cresan

Os Cresan são unidades que prestam serviços voltados para a segurança alimentar e nutricional, tais como atendimento básico de saúde, atividades físicas e laborais, capacitação, fornecimento de refeições saudáveis de qualidade e balanceada por nutricionistas, ofertadas de forma gratuita para a população em situação de insegurança alimentar e nutricional.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.