Como já estava previsto para a primeira quinzena do mês de abril, os aeroportos de São Luís [Marechal Cunha Machado] e Imperatriz [Prefeito Renato Moreira] - REVEJA AQUI - foram leiloados na manhã desta quarta-feira (07), em São Paulo.
A empresa vencedora do leilão, foi a CCR que é uma das mmaiores empresas de concessão de infraestrutura da América Latina, que fez o arremate no valor de R$ 754 milhões, que inclui além dos dois aeroportos maranhenses, mais quatro aeroportos considerados do "Bloco Central", que são os de Goiânia - GO, Teresina - PI, Palmas - TO e Petrolina - PE.
Os dois aeroportos maranhenses irão receber investimentos que inclui os demais leiloados, na ordem de R$ 1,8 bilhão que irá modernizar toda a estrutura dos aeroportos e pista de pouso e decolagem. De acordo com o Ministério da Infraestrutura que é a responsável por leiloar aeroportos brasileiros, o valor do arremate será pago imediatamente após o leilão. A partir do quinto ano de contrato, os consórcios terão de pagar ao governo um percentual da receita obtida a cada ano, até o fim do contrato.
Os dois aeroportos, de São Luís e Imperatriz, fazem parte de áreas com expressiva atuação agropecuária, agronegócios e apresentam ainda vocação econômica para o turismo de eventos, turismo de negócios e para integração regional. O aeroporto de São Luís é localizado em uma região integrada por meio de infraestrutura rodoviária e ferroviária, com elevado potencial para interligar as diversas regiões do país.