Quarta, 03 de Março de 2021 15:26
99 3199-1120
Destaque VACINAÇÃO

Flávio Dino pretende destinar parte das doses da vacina AstraZeneca para pacientes em tratamento de câncer

Governador do Maranhão fez a declaração via redes sociais neste domingo (24) e afirmou também que pacientes que faz hemodiálise também serão beneficiados com a vacina da Oxford/AstraZeneca.

24/01/2021 14h37 Atualizada há 1 mês
Por: Willamy Figueira
Pacientes em tratamento de radioterapia e quimioterapia serão beneficiados coma vacina Oxford/AstraZeneca (Foto: Divulgação/Julyane Galvão)
Pacientes em tratamento de radioterapia e quimioterapia serão beneficiados coma vacina Oxford/AstraZeneca (Foto: Divulgação/Julyane Galvão)

O governador do Maranhão Flávio Dino (PCdoB), afirmou neste domingo (24), em suas redes sociais que parte do lote das 48.500 vacinas da Oxford/AstraZeneca, será destinada a aplicação em pacientes que estão em tratamento de radioterapia, quimioterapia e hemodiálise.

Flávio Dino afirma que o motivo dessa decisão, partiu pelo fato desses pacientes estarem expostos a rotinas hospitalares e com isso, a vulnerabilidade desses pacientes são maiores em contrair o vírus da Covid-19.

Até o momento, pacientes com câncer não foram incluídos pelo Ministério da Saúde no Plano Nacional de Vacinação nos grupos prioritários para receber a vacina contra o novo Coronavírus.

Aqueles que possuem a doença são considerados parte do grupo de risco por médicos, já que o tratamento oncológico geralmente afeta o sistema imunológico.

De acordo com a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (FEMAMA), que auxilia a comunidade do câncer a entender como agir em relação à vacina contra a Covid-19, afirmou que os pacientes não precisam "ter medo", destaca Maira Caleffi, mastologista e presidente voluntária da FEMAMA.

Nenhum comentário
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.