A Pandemia do Covid-19, parou drasticamente a economia no Maranhão e em todo território brasileiro, levando o governo a suspender reajustes nos mais diversos setores, entre eles, os de planos de saúde para tentar aliviar o bolso dos consumidores.
A Agência Nacional de Saúde (ANS), suspendeu aumentos nos planos de saúde no ano de 2020 dando uma trégua em mais de 25 milhões de usuários desse serviço. A conta, agora chegou aos bolsos dos consumidores que terão que amargar um aumento de 30% nos contratos anuais e as mudanças por faixa etária.
Usuários começam a receber os boletos com a cobrança retroativa do reajuste de 2021 em 12 parcelas. Como a suspensão não incidiu sobre cada plano da mesma forma, cada consumidor deve procurar sua operadora de plano de saúde para saber para quanto vai a sua mensalidade.
O presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão, deputado Othelino Neto (PCdoB), promulgou, no dia 17 de junho, a Lei 11.281/20, referente ao Projeto de Lei 162/2020, de autoria do deputado Marco Aurélio (PCdoB), que proíbe a suspensão ou cancelamento dos planos de saúde, por falta de pagamento dos usuários, durante a vigência do Plano de Contingência da Covid-19 no estado maranhense.