31°

Muitas nuvens

São Luís - MA

Entretenimento ARTE

Servidores aposentados expõem produção artística de 2020 em mostra virtual

Em meio a Pandemia do novo Coranavírus, a exposição acontece de forma virtual com 15 telas produzidas ao longo de todo o ano de 2020.

21/01/2021 às 14h57
Por: Redação Lnove
Compartilhe:
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

No lugar de aulas conjuntas no ateliê, chamadas de vídeo diárias e fotos da evolução do trabalho. Em vez de um evento presencial, uma exposição virtual com 15 telas produzidas ao longo de todo o ano de 2020. Foi essa a saída encontrada pelas alunas da oficina de Pintura em Tela para garantir a realização da sua exposição anual, mesmo com a pandemia do coronavírus. A oficina é uma das atividades realizadas no âmbito do Programa de Ação Integrada para o Aposentado (PAI). Tem o apoio do Museu de Arte Sacra, que está expondo as telas na sua página oficial no Instagram (@museudeartesacrama).

O PAI, desenvolvido pelo Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Maranhão (Iprev), realiza suas atividades no Centro Social dos Servidores. Com o isolamento social, por causa da pandemia da Covid-19, o grupo precisou se reinventar para garantir a continuidade das aulas. Foi quando a oficina passou a ser virtual. Os alunos desenvolveram o projeto batizado de “Em Casa com Arte”, fazendo chamadas de vídeo para aprender novas técnicas, compartilhar experiências e monitorar a evolução dos trabalhos.

Para a arte-educadora Teresa Moraes Rego, coordenadora da oficina e curadora da exposição, o saldo foi positivo, mesmo com o desafio de se adaptar a uma nova maneira de produzir. “Eu terminei me colocando como aluna também nesse processo, porque foi um ano atípico e todos nós precisamos nos reinventar. Este ano, aprendemos que a arte não está restrita às paredes de um ateliê, mas é soberana e pode transcender. Para nós, a arte foi uma maneira de cultivar relacionamentos e nos encontrar conosco mesmos”, afirmou. 

Continuidade:

A coordenadora do PAI, Arlete Pontes, destacou a importância de continuar as atividades do programa, mesmo durante a pandemia. “Ao longo de todo o ano, buscamos maneiras de manter os idosos assistidos. Mesmo nos momentos em que não era possível o encontro presencial, continuamos a oferecer serviços de maneira virtual. Realizar a oficina de pintura nesses moldes demonstra o quanto a nossa equipe sempre busca se superar e encontrar saídas para continuar a desenvolver com qualidade o trabalho em prol dos idosos”, afirmou Arlete Pontes. 

A exposição tem tema livre e conta com releituras de obras e trabalhos originais, com estilos que vão do autorretrato e a pintura de paisagens até o surreal e o abstrato. “Percebi muita maturidade artística do grupo. Elas produziram um conteúdo emocional bastante forte e significativo. Elas se reinventaram. A arte salva”, avaliou Teresa Moraes Rego. As telas físicas ficarão expostas na galeria Portinari, localizada na sede do PAI no Centro Social dos Servidores.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários
São Luís - MA Atualizado às 13h00 - Fonte: ClimaTempo
31°
Muitas nuvens

Mín. 25° Máx. 32°

Sáb 32°C 24°C
Dom 32°C 24°C
Seg 31°C 25°C
Ter 31°C 25°C
Qua 33°C 25°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Enquete